#2 Concurso "Depois do Final"

3.7K 164 80
                                    

E aí, pessoal? Tudo bem? Então, agora que já aquecemos os motores, não vamos deixar que esfriem, né?

Algumas pessoas pediram um limite de palavras um pouco maior, então, neste desafio, vamos aceitar contos com até 1500 palavras! O prazo é até 30/11/2015.

Os melhores contos vão figurar no livro Pequenos Contos Fantásticos.

O tema deste concurso é "Depois do final".

Como é?

Explicando melhor... A ideia é ter um gostinho de uma mistura de gêneros. O que queremos ver aqui é o resultado da seguinte equação:

Apocalipse + Fantasia = ???

Mas vamos falar um pouco mais sobre isso. Sobre fantasia, basta dizer: príncipes, magos, dragões, elfos, vampiros, itens mágicos, bruxos, reinos distantes, florestas encantadas, espíritos da natureza, etc.

Agora sobre Apocalipse (Ragnarok) e outros termos, estamos aqui falando do fim do mundo. Mas talvez no sentido do que isto significa para uma civilização e não necessariamente um mundo explodindo. No gênero de estórias pós-apocalipticas é muito comum vermos temas ligados à sobrevivência em condições extremas. Novas regras sociais que emergem do fim dos governos, reinos, estruturas sociais em geral. E novas realidades que surgem.

Daí estórias como: Mad Max, O Livro de Eli, A Estrada, etc.

Está muito em voga o apocalipse com zumbis, mas vemos variações também, com vampiros, etc. Temos: O Dia dos Mortos, The Walking Dead, Eu Sou a Lenda, Owari no Seraph, etc.

Há também estórias de apocalipse com desastres como: Armagedom, O Dia Depois de Amanhã, Meteoro, Future Boy Conan, etc.

Sem falar nos apocalipses de alienígenas e o ramo da ficção científica: O Exterminador do Futuro, Marte Ataca,  Guerra dos Mundos, etc.

Sem falar no caso real da extinção da civilização Asteca após a chegada dos europeus (alienígenas) com suas armas de fogo e cavalos (bestas) no golfo do México.

Bom, por que dar tantos exemplos? Justamente por que queremos estimular vocês a escrever algo que fuja disso tudo que já foi dito.

Mas tem jeito? Sim!

Um exemplo é a série Mistborn, do escritor Brandon Sanderson. Nesta série, vemos um mundo de fantasia, com magia, criaturas fantásticas, raças, etc. Ele se (re)inicia após uma espécie de apocalipse. E um cenário em que um imperador despótico conquistou todo o mundo e transformou toda a civilização. (E sem dar spoilers) inclusive tendo acontecido mudanças profundas no clima de todo o planeta. Vulcões constantemente em erupção, chuvas de cinzas e a misteriosa neblina mística que cobre o mundo todas as noites.

Bom, então, vamos lá. Para dar umas ideias, (e valem fanfics também), e se Sauron vencesse em o Senhor dos Anéis? Ou se Voldemort matasse Harry Potter e espalhasse o terror no mundo dos trouxas? E se alienígenas/dragões/etc devastassem seu mundo de fantasia favorito? Ou se um meteoro mágico devastasse nosso mundo e das cinzas emergisse uma nova civilização capaz de fazer magia? Enfim, são muitas as possibilidades...

Um dos critérios de avaliação será justamente a fuga dos padrões citados, mas se você estiver morrendo de vontade de escrever uma clássica estória de zumbis, vá adiante. Ainda restarão a qualidade do texto, envolvimento emocional e a resolução do conto para contar pontos, ok?

Fica esse novo desafio para vocês! Então, vamos escrever, liberar a criatividade. E não se esqueçam de caprichar na revisão dos textos, certo?

E agora, o que acontece "Depois do final"?

Até lá e boa escrita a todos!


---------


Uma pequena atualização para esclarecimentos.

A ideia é que vocês escrevam coisas novas. Mesmo sendo fanfics. Se quiser dividir em capítulos, pode, desde que fique dentro das 1500 palavras. Por exemplo: 3 capítulos com até 500 palavras.

Lembre-se também de adicionar a tag: fantasiabr







Concursos e Desafios FantasiaLPOnde as histórias ganham vida. Descobre agora