Mentes Sombrias

73 67 0
                                    

"Quando as mortes finalmente vieram à tona, minha escola primária proibiu estritamente os professores e funcionários de falarem conosco sobre o que era, então, chamado de Doença de Everheart, por causa de Michael Everheart, o primeiro garoto morto em decorrência dela. Logo, alguém em algum lugar decidiu dar a ela um nome adequado: Neurodegeneração Aguda Idiopática Adolescente - NAIA, para encurtar. E, então, não era mais a doença de Michael. Era a doença de todos nós."

"Eles nunca temeram pelas crianças que poderiam morrer ou pelos espaços vazios que elas deixariam.

Eles tinham medo de nós - aqueles que viviam."

"Sabíamos que não seríamos libertadas. Sonhar levava à decepção, e a decepção a um tipo de depressão que não era fácil de curar. Melhor ficar na penumbra do que ser devorado pela escuridão."

"- Não consigo fingir que nada aconteceu - disse a ela. Eu ainda sentia as vibrações da cerca sob minha pele.

- Você nem deve... nunca deve esquecer. Mas faz parte da sobrevivência aprender a seguir em frente. Existe uma palavra - ela continuou, virando-se para estudar seus dedos que agarravam o volante. - Não existe nada igual na língua inglesa. É em português. Saudade. Você conhece?

Balancei a cabeça. Eu não sabia nem metade das palavras em minha própria língua.

- É mais como... não há uma definição perfeita. É mais uma expressão de sentimento, de tristeza terrível. É o sentimento que se tem quando se percebe que algo que você perdeu está perdido para sempre, e que você nunca mais poderá recuperar. - Cate respirou fundo. - Eu pensava nessa palavra com frequência em Thurmond. Porque as vidas que tinham antes - que todos nós tínhamos antes - nunca poderemos recuperá-las. Mas existe um começo no final, sabe? É verdade que não se pode recuperar o que tinha, mas é possível deixá-lo para trás. Começar de novo."

"- Acho que talvez o sentimento mais frustrante do mundo é ter algo a dizer, mas não saber como colocá-lo em palavras. Ter vivido algo, mas não ser capaz de tirar de dentro de você antes que apodreça."

"Essas eram as mesmas coisas sobre as quais eu pensava quando eu me deixava chegar àquele lugar escuro do deveria-ser e poderia-ter-sido. Minha mãe, uma vez, disse que a educação era um privilégio do qual nem todos podiam dispor, mas ela estava errada - não era um privilégio. Era nosso direito. Tínhamos o direito de ter um futuro."

"Somos especiais não por causa do que somos, mas por causa daquilo em que não podem nos transformar."

"As mentes mais sombrias tendem a se esconder por trás dos rostos mais improváveis."

"Imaginei se ela ainda pensava que eu era a garota que ela carregara para fora de Thurmond, que chorara da primeira vez que vira as estrelas.

Porque ela não sabia que havia duas de mim agora, divididas entre tudo o que eu queria e tudo o que agora eu deveria ser. Uma delas, a parte mais dura, mais revoltada, ficaria com esses monstros e veria a si mesma, devagar, transformando-se na figura deles. Mas havia outra e secreta Ruby. Essa era fina como uma brisa e havia lutado por muito tempo apenas para ser. Era essa que Liam carregara com ele, sem saber. Aquela que viajaria em sua mochila, sussurraria palavras de encorajamento, lhe diria que ele nasceu para ir onde a luz está."

- Mentes Sombrias, de Alexandra Bracken -

Memórias Escritas - Coletânea de Frases (#1)Where stories live. Discover now