9 verdades para mim mesmo com 15 anos a menos

174 0 0
                                    

Esse ano completei 15 anos de trabalho

اوووه! هذه الصورة لا تتبع إرشادات المحتوى الخاصة بنا. لمتابعة النشر، يرجى إزالتها أو تحميل صورة أخرى.

Esse ano completei 15 anos de trabalho. É mais da metade da vida na labuta. Comecei com 17 anos em uma metalúrgica onde o dono era primo da minha mãe e minha função era fazer cortes horizontais nas esferas. Poderia olhar para trás e pensar: que inicio de m*.

Que nada, foi o melhor começo que poderia ter tido. Direto do simples, do indefinido e do genérico. Nessa experiência fiz de tudo, inclusive bons amigos. Na época todo meu salário era usado para fazer melhorias no meu computador e comprar jogos. Bons tempos.

Hoje em um momento de ócio [esperas...], decidi refletir e compartilhar quais coisas sobre trabalho eu gostaria de ter adiantado para o Micael de 17 anos.

O tempo passa rápido, mas veja bem, tem muito tempo pela frente.

Mica, a pressa e a ansiedade que toma conta da nossa geração, e ao que parece de todas as que vieram depois faz a gente querer avançar muito rápido. Mas existe uma diferença entre avançar e evoluir. Acho que é comum querermos avançar antes de evoluir. Aquela arrogância de pensar e dizer que já fez tudo o que tinha que ter feito. Hoje acredito que ficar parado é inadmissível, mas se movimentar nem sempre significa evoluir.

Valorize seus mentores.

Micael San, muitas pessoas incríveis vão cruzar o seu caminho. Nenhuma delas será perfeita, mas muitas serão mais experientes que você e com algo a compartilhar. Além da generosidade de compartilhar, vão te exigir - mesmo que doa. Para cada momento da vida, parecendo mágica, haverá alguém. Se você identificar essa pessoa e ter humildade e proximidade, poderá encurtar muitos caminhos absorvendo experiência direto da fonte. Como aquela pessoa agiria em determinado momento? Se você for consciente em relação a isso, poderá construir um ambiente aberto ao diálogo do aprendizado e sem medo da reprovação. Você nunca vai esquecer dessas pessoas, mesmo que, naqueles momentos, não deseje nem ver pintadas na frente.

Curiosidade e pró-atividade. A regra dos 110%.

A curiosidade vai fazer você descobrir oportunidades, e a proatividade para aproveitá-las pode te surpreender. Se o que esperam é que a gente dê 100% em determinados cenários, quando a gente vai além e entrega 110%, são esses 10% de diferença que criam um contraste positivo e alicerçam o nosso crescimento. Fazer apenas o que é pedido ou esperado é um grande erro. Mas presta atenção cara: nada de querer inventar moda, não deixe de fazer justamente o que é esperado. É os 100% + 10%, ok?!

Objetividade é um grande atalho.

Poupe seu tempo e o tempo dos demais. Não conheço ninguém que não goste de objetividade. É sobre simplesmente resolver mais coisas em menos tempo. Ou ir embora pra casa e passar um tempo com a família.

Excesso de confiança é o degrau para o tropeço.

Alou Leão da Montanha, Rei da Estrada, Sniper: o confiante em excesso tropeçou e caiu do penhasco. Um passo de cada vez, olhando dois pra frente. Você sempre pode estar certo, mas nunca estará certo sempre. Entendeu? Em toda situação existe algo que não vimos e eventos que não vivemos que podem nos levar a miopia. Uma coisa é cair e se apoiar pois estava atento, outra é cair confiante e de cara no chão.

Educação e ambição.

Fica tranquilo pois você nunca vai precisar ocupar o caminho de ninguém para crescer. Cada um tem seu caminho e quanto mais paralelos eles forem, mais saudável vamos permanecer. Além disso, educação é como um abraço inesperado: a gente tá tão acostumado com o oposto que ela nos ajuda a se destacar de forma positiva.

Referências horizontais.

Saber tudo de uma coisa ou saber um pouco de muitas coisas? Hoje acredito que saber um pouco de muitas coisas vai te mostrar aquela coisa que tu deve saber muito. Ao mesmo tempo, isso vai mitigar o risco de ficar datado, bitolado, míope, alienado e todos os sinônimos possíveis.

Exercite a oratória: uma grande ideia morre se for contada do jeito errado.

Uma boa apresentação considerando postura, fala e suporte vai sempre ajudar todos a entenderem o valor do trabalho.

Alguém já não fez isso antes?

Mica, você pode até saber um pouquinho, mas alguém sempre vai saber muito mais do conhecimento que você mais busca no momento. O tempo e a repetição que geram conhecimento exigem foco - coisa difícil, que requer disciplina e por sua vez nos impede de praticar essa soma mágica em muitas coisas. Considerando isso e reforçando que grande parte dessa reflexão é sobre pessoas, procure observar quem é mais experiente [na vida ou nessa simples jornada], e aprenda com quem já fez. Esse é o melhor jeito de não começar do zero - nunca.

Bom, agora estou ansioso para me reencontrar daqui uns 10 anos e ver a vida me mostrar o quanto eu ainda não sabia de nada.

Abraços!

9 verdades para mim mesmo com 15 anos a menosحيث تعيش القصص. اكتشف الآن