Sobre complexos

197 59 11
                                    

Querida Eu Mesma,

Quando você estiver no auge da sua juventude, vai ouvir de sua mãe e pessoas próximas mais velhas uma frase que, a princípio, não vai concordar e aceitar.

Ela sempre dizia, quando olhava para mim e para minhas irmãs e primas, que nessa idade somos sempre bonitas, não importa o momento. As fotos saem sempre boas, que tudo fica lindo em nós e a juventude é bela.

Mas, infelizmente, você não vai acreditar.

Você está passando por um momento de complexos — distorção da realidade — e está aceitando mentiras sobre seu físico. Por não ter um corpo padrão de modelo sem curvas e de barriga chapada, e por ser consumida por um bichinho chamado "comparação", seu olhar está distorcido e você acredita em mentiras que, obviamente, não são verdades.

Nancy DeMoss diz em seu livro Mentiras que as mulheres acreditam e a verdade que as liberta: "O problema é que nossa visão de nós mesmos e nosso senso de valor são, muitas vezes, determinados pelos comentários e opinião dos outros. Há ocasiões em que a opinião dos outros é correta e de grande ajuda. Mas nem sempre. Se, por algum motivo, a pessoa a quem estamos ouvindo está enxergando com a "lente" defeituosa, a visão dela estará distorcida. Algumas de nós passamos a vida inteira em uma prisão emocional porque aceitamos o que o espelho falso e "com defeito" nos diz sobre nós mesmas."

Foi exatamente por causa de um comentário desses cuja lente estava defeituosa que você se acha a mais gorda das criaturas, mas...

Você não é gorda, aceite isso. Um dia, sim, você precisará lutar contra o peso, mas, por enquanto, seus olhos estão embaçados em relação a verdade. E quando o dia em que os quilos a mais vão, realmente, se tornar seus íntimos companheiros, você perceberá que todo esse seu sofrimento, sua paranóia, sua distorção do que de fato é, só te trouxe aflição desnecessária, uma angústia e inferioridade cujas amarras te impediram de viver feliz e bem.

Por favor, tire seus olhos do padrão do mundo e coloque seus olhos em Cristo. Claro, cuide de sua saúde e alimentação, faça exercícios físicos, busque ser uma pessoa ativa, mas aprenda a ser contente como Deus te fez, porque Ele te fez com um corpo diferente do padrão de modelo magrela, precisamos aceitar isso.

Sei que é clichê dizer que Ele te formou, Ele planejou cada detalhe, mas, essa é uma verdade — essa carta está repetindo muito essa palavra, não é verdade? —, Ele mesmo nos diz através da Bíblia (lembra que ela é suficiente?):

"Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no ventre de minha mãe. Graças te dou, visto que de modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles ainda existia." Salmos 139:13 a 16

Oh, menina, não seja tola em se apegar a complexos. É um cativeiro doloroso. Quanto mais você voltar seus olhos para si e para seus dilemas, menos olhará para Deus. Menos será grata e mais murmuradora se tornará. Sua alegria será consumida pela insatisfação e isso se tornará uma rebeldia contra Aquele que te criou.

Não espere aprovações dos outros, ou busque seu valor num padrão. Lendo 1 Pedro 2:4 e Isaías 53 sabemos que Jesus foi rejeitado pelos homens, não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele. Mas, Cristo foi escolhido por Deus e seu valor não estava na opinião dos outros.

Você deve aprender com Ele essa verdade.

E, ainda que alguma coisa possa estar realmente fora do que você — ou os outros — espera, precisamos aprender com o apóstolo Paulo a nos contentarmos em todas as situações. Sejam elas boas ou ruins. Com tudo "perfeito" ou cheio de imperfeições.

Tudo, até mesmo o nosso corpo, coopera para nosso bem. Aprenda a se cobrar menos e seja mais feliz Nele.

Ah, e sobre a frase do início, você vai se surpreender se souber que hoje sou eu quem falo a mesma coisa sobre as jovens ao meu redor. Porque sim, é um fato que na sua juventude tudo ficava muito melhor do que agora.

E nem haviam rugas!

Ps. Não fique ansiosa e se preocupe demais. Sim, no futuro você encontrará um rapaz que vai te achar linda, exatamente como você é, e em todas as fases e estações da vida. E isso é pela graça de Deus, não por seu mérito.

Com amor,
Eu Mesma

De repente Euजहाँ कहानियाँ रहती हैं। अभी खोजें