A Importância da Prática da Caridade

3 0 0
                                    

 Por Morganna la Belle

 Madre Teresa de Calcutá

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Madre Teresa de Calcutá

O que faz um espírito estar mais próximo de Deus não é a cor do corpo habitado por este mesmo espírito nesta vida, nem o seu sexo biológico, nem a sua identidade de gênero e tampouco a sua orientação sexual. O que faz um espírito estar mais próximo de Deus é a intensidade do amor que é capaz de irradiar de si para todos os seres sencientes. Quanto mais intenso o nosso amor mais nos aproximamos do criador.

A filantropia e a caridade, em que pesem as nuances que diferenciam uma da outra, estão ligadas ao amor pela humanidade, à empatia em relação ao sofrimento alheio e à compaixão pelos menos favorecidos.

A caridade é tida como uma das maiores virtudes de um ser humano e é um dos pilares de qualquer religião que pregue o amor ao próximo.

A caridade está ligada ao amor e portanto a Deus porque Deus é amor.

No velho testamento, em Isaías 58:10 está escrito: "Deem alimento aos famintos e ajudem os aflitos. Então sua luz brilhará na escuridão, e a escuridão ao redor se tornará clara como o meio-dia."

Já no novo testamento está escrito em 1 João 3:17: "Se alguém tem recursos suficientes para viver bem e vê um irmão em necessidade, mas não mostra compaixão, como pode estar nele o amor de Deus?"

No Budismo a caridade é a primeira das seis perfeições ou paramitas. É chamada de Dana paramita, que significa doação, generosidade, oferta.

No Espiritismo, Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, disse que fora da caridade não há salvação.

Seja qual for a sua orientação religiosa, em quem você deposita a sua confiança quando ocorrem as dificuldades da vida?

Ora, se você reponde "Em Deus", porventura não irá querer se aproximar mais Dele porque Ele, o Senhor dos Exércitos, dará ordem aos seus anjos para te guardarem em todos os teus caminhos, como está escrito no Salmo 91?

O ato de praticar a caridade é, portanto, um ato de amor ao próximo, o que nos coloca então mais próximos de Deus porque Deus é puro amor.

Em outras palavras o ato de doar nos permitirá entrar em sintonia com a vontade divina e assim nos sintonizarmos mais ainda com Deus.

No entanto, talvez a pessoa, em certa fase de dificuldades financeiras ou por outras questões de foro íntimo, pode ser tentada a virar as costas para um irmão necessitado.

No entanto, se recorrermos mais uma vez às escrituras hebraicas, em I Reis 17, encontraremos uma preciosa lição para todos nós. Quando o profeta Elias passava fome uma pobre mulher viúva pegou o último punhado de farinha que lhe restava para fazer a sua refeição, fez um pão e o ofereceu a Elias. Então o Senhor fez com que a viúva e seus filhos passassem a receber o alimento diário em fartura.

"Pois assim diz o Senhor, Deus de Israel: 'sempre haverá farinha na vasilha e azeite no jarro, até o dia em que o Senhor enviar chuva'".

A provisão infinita então desceu dos céus para a viúva.

E tenhamos em mente que a caridade não está restrita a doar dinheiro ou bens materiais. Muitas vezes o ato de ouvir uma pessoa que está precisando de um ouvido amigo e sem pré julgamentos é também um ato de amor e caridade. O alimento a ser doado não precisa ser sempre físico mas pode ser também espiritual.

Deus é doação, nos doou a vida em primeiro lugar. Deus é provisão infinita para aqueles que sabem pedir da forma correta. E a melhor forma e a mais correta de se pedir a Deus é dando em primeiro lugar.

Embora não tenhamos que ofertar a Deus com espírito de barganha mas sim de altruísmo, o fato é que Ele mesmo, como nosso pai, está atento também às nossas dificuldades porque está escrito em Lucas 6:38:

"Dai, e ser-vos-á dado,...".

A caridade, portanto, é um ato que se processa de forma horizontal e vertical, entre os homens entre si e também entre os homens e Deus. Ao final todos saem beneficiados com este ato de amor porque tudo no universo está interligado e todos somos um.

Quer interagir com a Morganna la Belle? Visite meu site e blog: https://rainhamorgannalabelle.wordpress.com/

Vou adorar conhecer você!!!

A Importância da Prática da CaridadeWhere stories live. Discover now