Lexa

8 0 0
                                    

Léa Cristina Araújo da Fonseca (Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 1995), mais conhecida pelo nome artístico Lexa, é uma cantora, compositora e dançarina brasileira. Seu primeiro single, a canção "Posso Ser", foi lançado em dezembro de 2014 e se tornou uma das faixas mais executadas nas rádios brasileiras em 2015. Esta canção faz parte do EP de mesmo título lançado por Lexa em março de 2015 e divulgado como uma prévia de seu primeiro disco de estúdio. Em setembro de 2015, a cantora lançou seu álbum de estreia, intitulado Disponível.

Filha da produtora musical Darlin Ferrattry, que lhe deu o apelido Lexa quando tinha três anos de idade, pois Darlin é fã da apresentadora Xuxa e colocou um X no meio do nome de batismo da filha. Sendo assim, Léa virou Lexa, que, incentivada por músicos na família, compôs sua primeira música aos nove anos de idade. Lexa não tem uma relação muito próxima de seu pai biológico e desde criança foi criada pelo padrasto, o músico Cacau Jr. Ainda na infância, começou a fazer aulas de canto, piano e violão. A primeira apresentação de Lexa em cima de um palco aconteceu quando tinha 16 anos de idade e, mais tarde, com o apoio da família, largou a faculdade para dedicar-se profissionalmente à música assim que teve oportunidade. Apaixonada por matemática, a cantora chegou a trabalhar na área administrativa de uma construtora e ainda passou em dois cursos no vestibular da Federal do Rio de Janeiro. Em uma entrevista, Lexa revelou: "Cantar sempre foi o meu maior desejo. Eu estudei porque acho importante ter uma base, ter um lugar pra voltar, porque se não der certo, você tem que ter um plano b. Passei, tenho orgulho disso, porque era uma coisa que eu queria muito, mas mais do que isso eu queria realmente cantar." Lexa também trabalhou em uma padaria antes de investir na carreira musical e já morou nas capitais Brasília, Belém e São Paulo.

Lexa foi descoberta pelo produtor musical Batutinha, que, após assistí-la no YouTube, a apresentou para a empresária Kamilla Fialho, que a contratou através da agência K2L Empresariamento Artístico. Assim sendo, em dezembro de 2014 é lançado o primeiro single de Lexa, a canção "Posso Ser", que atingiu o Top 30 na parada Hot 100 Airplay, da Billboard Brasil, e se tornou a 93ª canção mais executada nas rádios brasileiras em 2015. O videoclipe da música levou 15 horas para ser gravado e contou com direção de Raoni Carneiro. Seu primeiro extended play (EP), intitulado Posso Ser, foi lançado em formato digital no dia 3 de março de 2015 contendo quatro canções, entre elas a faixa-título "Posso Ser", divulgada como primeiro single. No mês de abril é lançada a versão Premium do EP sob o selo da gravadora Som Livre, contendo uma faixa bônus intitulada "Deleta". Em junho, Lexa lançou a segunda música de trabalho do projeto, a canção "Para de Marra", cujo videoclipe foi lançado no mês seguinte e mostra a cantora e suas dançarinas num cenário urbano. Um viaduto desativado na Zona Norte do Rio de Janeiro foi usado como cenário para o videoclipe. No dia 18 de setembro de 2015 é lançado o álbum de estreia de Lexa, intitulado Disponível, contendo treze canções, incluindo as cinco faixas lançadas previamente no EP "Posso Ser". Lexa, que assina como compositora em seis faixas do disco, explicou o título: “O nome do CD traduz o que estou vivendo nesse momento. Estou disponível para o trabalho, para os meus fãs, para quem quiser me conhecer.” A faixa-título do álbum, "Disponível", foi lançada como primeiro single do disco no mesmo mês. Em 26 de outubro é liberado para as rádios o segundo single do álbum, a balada "Pior Que Sinto Falta", cujo videoclipe foi lançado no mesmo dia. No dia 18 de novembro, Lexa recebeu o prêmio de Cantora Revelação na 14ª edição do Prêmio Jovem Brasileiro, onde também realizou uma performance da canção "Pior Que Sinto Falta". Em 12 de dezembro de 2015, Lexa deu início à Turnê Disponível com show de estreia realizado na cidade do Rio de Janeiro. Em 23 de dezembro é lançado o videoclipe da canção "Fogo", single do rapper MC Guimê com participação de Lexa.

No início de 2016, Lexa anunciou por meio de um comunicado enviado à imprensa que estava se desligando da K2L Empresariamento Artístico, escritório que a lançou no mercado musical. Após um acordo milionário, a batalha judicial entre Lexa e a produtora K2L foi encerrada. Em julho de 2016, Lexa lançou a canção "Se Eu Mandar". No dia 29 de novembro, a cantora lançou "Já É", cujo videoclipe foi divulgado no mesmo dia.
Em fevereiro de 2017, Lexa retomou a parceria profissional com o escritório K2L Empresariamento Artístico, que voltou a administrar sua carreira. Em abril de 2017, ela lançou o single "Vem Que Eu Tô Querendo". Em junho, ela foi anunciada como um dos competidores da segunda temporada do reality show Dancing Brasil, da RecordTV. Em março de 2018, ela lançou a canção "Foco Certo" em parceria com o cantor e rapper Rashid. Em agosto, lançou uma colaboração com MC Lan intitulada "Sapequinha". A canção foi certificada com diamante pela Pro-Música Brasil.
Em novembro de 2019, ela apareceu no single "Combatchy", de Anitta, com participações de Luísa Sonza e MC Rebecca.
Em 2017, fez sua estréia na Marquês da Sapucaí pela escola Unidos de Vila Isabel. Foi rainha de bateria da Agremiação Unidos de Bangu por dois anos seguidos e também desfilou como musa da Mocidade Independente de Padre Miguel. Em julho de 2019, é anunciado que lexa sairia da Unidos de Bangu passando o posto de rainha para sua mãe, Darlin Ferrattry. Sendo assim, segue na avenida como rainha de bateria pela Unidos da Tijuca.
Lexa lança documentário na plataforma Globoplay: 'Abri meu coração completamente' Lexa volta ao passado em uma nova série documental da Globoplay lançada em 2021.

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.


Famosos & Celebridades Where stories live. Discover now