Capítulo 3

1 0 0
                                    

Porque foi escolhido este livro para ser incluído dentro da bíblia sagrada.

Ainda que possa parecer uma historia triste, Deus tem seus planos e realizações. Devido a estar em um plano a temporal, ou seja, em uma linha de tempo diferente da nossa, onde o passado, presente e futuro são a mesma coisa, certamente a história se reflete nos dias atuais, e creio que nos dias futuros.

Leia este comentário do site Bible (1)

"O início de seu casamento deve ter sido lindo, à medida que o amor entre eles florescia. E Deus abençoou sua união com um filho. Como o coração de Oséias deve ter se enchido de alegria! Ele estava convencido de que seu casamento seria melhor do que nunca com este pequeno para iluminar seu lar. Foi Deus quem deu o nome ao bebê, pois este nome devia ter um significado profético para a nação. Ele o chamou de Jezreel, pois foi lá que Jeú, bisavô de Jeroboão, ambiciosamente subiu ao trono por meio de violência e derramamento de sangue. Embora a dinastia de Jeú tivesse prosperado por algum tempo, sua destruição despontava no horizonte e devia acontecer no vale de Jezreel (Oseias 1:4-5).

Foi logo após o nascimento de Jezreel que Oséias parece ter notado uma mudança em Gômer. Ela se tornou irrequieta e infeliz, como um passarinho preso na gaiola. Ele continuou a pregar, conclamando a nação desobediente a deixar o pecado e confiar em Deus para livrá-la das ameaças das nações circunvizinhas. "Voltem para o Senhor!" era o tema da sua mensagem, e ele pregava poderosa e repetidamente (Os. 6:1; 14:1). No entanto, Gômer parecia cada vez menos interessada em seu ministério. Na verdade, talvez tenha começado a se ressentir dele. Talvez até tenha acusado Oséias de pensar mais na sua pregação do que nela. Ela começou a procurar outras coisas para se ocupar e a passar cada vez mais tempo longe de casa.

Os perigos são grandes quando marido e mulher têm poucos interesses em comum. Às vezes, ele segue o seu caminho, e ela o dela. Cada um tem seus próprios amigos e há pouca comunicação para unir os dois mundos. A preocupação do marido com o trabalho talvez seja o maior fator contribuinte para a separação. Ou talvez seja o crescente envolvimento da esposa em atividades fora de casa e a consequente negligência do seu lar. Pode ser também um simples desinteresse pelas coisas do Senhor de qualquer uma das partes. No entanto, isso abre o caminho para uma grande calamidade. Marido e mulher precisam fazer coisas juntos e ter interesse nas coisas um do outro. Nesta história inspirada, a responsabilidade é claramente colocada em Gômer, não em Oséias. Ela não compartilhava do amor do marido por Deus.

Isso nos leva, em segundo lugar, à incessante agonia de Oséias. A Escritura não nos dá detalhes sobre os acontecimentos, mas o que ela diz nos permite fazer algumas conjecturas sobre o que causou a trágica situação que veremos em breve. Provavelmente, as ausências de Gômer foram ficando cada vez mais frequentes e prolongadas, e logo Oséias começou a sentir uma ponta de suspeita sobre a fidelidade dela para com ele. À noite, ele se deitava na cama e lutava com seus medos. Durante o dia, ele pregava com o coração pesado. E suas suspeitas foram confirmadas quando Gômer engravidou pela segunda vez. Agora era uma menina, e Oséias estava convencido de que a criança não era sua. Sob a direção de Deus, ele a chamou de Lo-Ruama, que significa "desfavorecida" ou "não-amada", implicando que ela não desfrutaria do amor do seu verdadeiro pai. Novamente, o nome era um símbolo do afastamento de Israel do amor de Deus e da disciplina que logo viria. Contudo, nem mesmo essa mensagem espiritual conseguiu acalmar a alma atribulada do profeta.

Tão logo a pequena Desfavorecida foi desmamada, Gômer concebeu mais uma vez. Era outro menino. Deus disse a Oséias para chamá-lo de Lo-Ami, que significa "não meu povo" ou "não meu parente". Este nome simbolizava a alienação de Israel do Senhor, e também desmascarava as escapadas pecaminosas de Gômer. A criança nascida na casa de Oséias não era dele.

A História de Um TraídoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora