Como Escrever Histórias de Re...

By RealezaBR

83.5K 4.7K 2K

Esse livro é para você que é encantado por história de realeza e sempre quis escrever uma, só não sabia por o... More

Introdução
Como Ter uma Ideia
Como Criar Personagens de uma Corte
Como Criar um País
Como Criar uma Dinastia
Como Entender Títulos Nobiliárquicos
Como Organizar a sua História

Como Tornar seu País mais Real

3.1K 121 46
By RealezaBR

Por:  CeciAmaral


Quem já escreveu um livro ou conto com o tema realeza sabe que não é nada fácil ambientar tudo e tornar verossímil o lugar onde provavelmente seus personagens principais vão viver e agir. Criar um país do nada não é nada fácil, aqui mesmo no guia temos um capítulo que pode te ajudar com isso (não se assuste, realmente dá um belo de um trabalho).

Mas e os detalhes do seu país? O que, além da história de sua criação e como a monarquia funciona por lá, vai tornar esse lugarzinho que você pode chamar de seu tão real que as pessoas realmente vão se perguntar: "Espera aí um segundo, esse lugar existe mesmo? Agora fiquei na dúvida. Melhor jogar no Google."

Ficou curioso sobre como fazer isso? Vamos lá!

Mapas e regiões

Mapas não são apenas o que vai dar uma estética legal para o seu livro e tornar tudo ainda mais real e divertido, mas também vai te ajudar, e muito, na organização do projeto em si!

Principalmente em livros de realeza mais complexos, é muito importante você ter um mapa para poder se localizar melhor e assim garantir que seus leitores tenham um maior entendimento da história. 

Digamos que sua protagonista é uma princesa e vive na capital do país, em seu lindo castelo de contos de fadas. Ok, mas onde esta capital está localizada? No sul? No norte? Ela faz parte de um condado, de um estado ou de uma província? Quais são algumas das outras grandes cidades do seu país?

Talvez você não tenha parado para pensar nisso e talvez vá se limitar apenas a um lugar específico do seu país onde todo o livro vai se passar, mas já pensou que legal poder citar outros lugares? Ou, quem sabe, criar culturas diferentes para essas regiões? Nunca se sabe quando um personagem novo pode surgir em sua mente, vindo de um lugar distante! Além disso, não é verdade que o nosso próprio país não é cheio de linguagens e culturas diferentes em cada estado? Em países grandes isto é muito comum! Mesmo se o seu país não tiver dimensões continentais como o nosso, que tal pensar um pouco a respeito disso?

Você pode criar esses mapas só para você, é claro, para ajudar na organização do seu livro, mas que tal não fazer um bem bonito e disponibilizar para os seus leitores também?

Não sou uma especialista em criar mapas, na verdade, se vocês forem ver as belezinhas que fiz para os meus livros com o tema realeza, vão ver que eles são bem básicos. A ferramenta que uso é o Inkarnate, um site cheio de opções para você que quer fazer um mapa bem realista, criando florestas, montanhas, praias, cidades, vilas e tudo mais. Ele é bem útil para quem escreve fantasia, mas histórias modernas com o tema realeza também vão estar bem servidas com esse site.

Uma dica é pesquisar no Youtube alguns "tutoriais" de pessoas criando esses mapas para RPG, assim você tem mais noção das ferramentas que tem lá e como pode usá-las. Dá para fazer algo super criativo!

Outra opção é usar o PicsArt, onde você também pode criar mapas bem legais.

Geografia

Muitas pessoas me perguntam como pensar nas dimensões de um país fictício, etc. Por exemplo, qual deve ser o tamanho ideal, como ele pode ser dividido geograficamente e a população que vai habitar esse local.

Em questão da divisão de território, temos algumas opções:

Condados: Na Idade Média o condado era um território governado por um conde. Para esse conde, ficava a jurisdição do determinado território. O condado também pode ser uma subdivisão do estado que pode abrigar duas ou mais vilas ou vilarejos, como é o caso dos Estados Unidos. Esses condados também podem ter capitais.

Se a sua ideia é usar condados para dividir o seu país, isso pode ser uma boa opção. Você precisa decidir como esses condados vão funcionar, quem os governará para o seu monarca e qual vai ser o tamanho deles. Você pode colocar um conde governando cada um, como antigamente. Isso depende de você e da sua história.

Estados: É uma divisão geográfica, administrativa e política. Os estados podem ser ou não independentes. Aqui no Brasil, por exemplo, os estados não tem soberania e devem obedecer à constituição. Já nos Estados Unidos e na Alemanha,  os estados são independentes e possuem suas próprias leis e obedecem à sua própria constituição.

Província:  As províncias são mais abrangentes. Existem muitas distinções e vários países possuem províncias, mas seus formatos divergem bastante. 

Na Itália, por exemplo, eles consideravam que a província era uma divisão da administração do país que era regida por alguém de confiança do governo geral.

No Canadá, as províncias tinham poder antômano sendo consideradas uma divisão similar a federativa.

Se você pesquisar na Internet, verá outros muitos exemplos que podem te ajudar nisso.

No geral, você escolhe aquilo que vai se encaixar mais na sua história e no tipo de país que está criando. Uma dica é se inspirar em algum país que considera ter uma cultura parecida com o seu, ainda mais se este país tiver alguma relação com este que está criando. Em uma das minhas histórias por exemplo, Steinorth - meu país - sofreu muita influência das Ilhas Britânicas no geral, por estar localizado ali perto e ter passado por todas as guerras da conquista da idade média e a invasão dos Vikings em séculos passados. Saber exatamente onde seu país está localizado no mapa também te ajuda a ter ideia do clima e relevo da região. Steinorth por exemplo, é uma ilha bem próxima da Escócia, por isso seu clima e similar ao dessa região.

Sobre a extensão do país, primeiro você tem de decidir se ele vai ser uma ilha ou um território inventado em algum continente. Claro, se ele estiver em um continente, como a Europa, você tem de elaborar bastante a história do seu país para justificar porque ele existe e está naquele local em específico. O seu país pode ser uma ilha enorme, como a Austrália, ou uma pequena, como a Islândia, isso vai depender de você. Se ele estiver no continente, o tamanho também vai depender. Países mais extensos  podem significar que no passado os governantes desses locais venceram várias guerras e conseguiram expandir o território cada vez mais. A geografia do seu país vai depender, diretamente, da história que você construiu para ele, assim como sua população. Como disse, é bom você se inspirar em algum país já existente. Quando decidir o tamanho do seu território, procure na Internet um país mais ou menos do tamanho do seu e veja o senso demográfico dele. 

Árvores genealógicas

Se tem uma coisa que as famílias reais se orgulham e de suas descendências. 

Você já parou para pensar sobre os antepassados do seu monarca, príncipe ou princesa? Não? Pois saiba que é muito interessante pensar nisso!

Não estou dizendo para você criar uma árvore genealógica que se estende a umas seis gerações anteriores a que a sua família real atual vive (mas você pode fazer isso se quiser e tiver disposição, é claro) mas sim sobre os avós de seu atual monarca e a família de sua esposa ou marido. Isso é interessante porque geralmente todo casamento real tem a união da Coroa com famílias de grande status e poder, o que pode até te dar ideias legais sobre dramas familiares envolvendo a realeza (adoro!). 

Árvores genealógicas são legais quando, na sua história, pessoas do passado são importantes para o presente e/ou se você tem uma família real muito grande. Por exemplo, se uma princesa do seu país casar-se com o herdeiro de um outro país fictício (ou não), vamos ter aí uma junção bem legal. Isso acontecia muito antigamente e era frequente que primos se casassem com primos e tudo se transformasse numa grande família.

Ou, quem sabe, você pode criar uma árvore genealógica só porque acha divertido mesmo e quer tornar seu país e sua história ainda mais reais!

Eu criei minhas árvores genealógicas no Paint do computador mesmo. Depois passei o esboço para o PicsArt e coloquei os nomes e datas de nascimento e falecimento nos ramos correspondentes.

Cultura e coisinhas que fazem seu país ser único

Já pensou qual lugar o seu país ocupa nos olimpíadas? No que o seu povo e mundialmente conhecido? Com o que o território mais lucra e quais são as festas que só existem nesse lugarzinho que você chama de seu?

Eu sei que isso pode parecer muita coisa, mas acredite em mim quando digo que depois de tudo o que você já criou e passou para chegar até aqui, essa é a parte mais divertida!

Criar essas coisas, abusar nos detalhes e dar cada vez mais personalidade ao país, pode até te dar ideias sobre a trama em si. Lembro que quando estava criando Steinorth e cheguei na parte da cultura, criei um feriado nacional que comemora a reconquista da ilha depois de um período nas mãos dos Vikings. Esse dia ficou marcado como o Dia da Nova Conquista e todos soltam fogos e comemoram o dia todo. Para os nobres, há um baile real no palácio, repleto de danças, comidas e lindos fogos de artifício a meia-noite. Isso acabou me dando a ideia de inserir esse feriado durante o tempo em que minha mocinha estava no palácio. Ela acabou se aproximando de um certo príncipe nesse dia e várias outras coisas aconteceram, me ajudando a desenvolver a história e dar mais um toque especial a ela!

Pense em tudo que faz parte do lugar onde você mora e aplique isso ao seu país também. Lembra o que eu disse sobre se inspirar em um país real que pode ter tido uma ligação histórica com o seu? Isso ajuda e muito ao descrever comidas típicas, festas e até feriados!

Agora, que tal juntar alguma dessas coisas e fazer um guia bem bonito para postar? No meu livro Um Amor Para o Príncipe Herdeiro, você pode ter algumas ideias (só não pode copiar e colar, hein). Talvez você veja aquilo tudo e se assuste, eu entendendo rsrsrs, e apesar de levar algumas horas para montar tudo valeu muito a pena e o reconhecimento que recebi foi maravilhoso!

Algumas dicas sobre como montar o seu guia:

Use o PicsArt. Sério, esse app salvou minha vida muitas vezes.

Baixe fontes na Internet e use o Phonto, um app que é ótimo e tem vários recursos para incrementar suas fontes. 

O Pinterest também é maravilhoso gente! Já baixei vários ícones e coisinhas legais, coloquei no Eraser e pronto, tinha vários PNGs para colocar nas imagens.

Esses são alguns apps que eu uso, mas sei que existem vários outros que podem se adequar melhor a sua história e a você.

Só não limite sua criatividade!

Conclusão:

Tornar seu país tão real que as pessoas comecem a ter dúvidas se ele existe mesmo ou não, não é fácil.

Mas depois de pronto...

Vale muito a pena!

Acredite em mim quanto digo que, se você pensar e criar tudo com dedicação e amor, o reconhecimento vai vir. Essas dicas não são só para deixar sua história mais bonitinha (mas não podemos negar que um capítulo só de informações bem organizadas do seu país é encantador) mas pode te ajudar muito até no desenvolvimento do livro!

Espero de verdade que vocês tenham gostado. Esse livro voltou com tudo e estamos aceitando sugestões de temas para postar aqui, por isso deixem seus comentários.

Muitos e muitos beijos reais,

Ceci.

Continue Reading

You'll Also Like

15.6K 857 83
MEDO faz a gente se sentir deslocada fragilizada exposta a tantas coisas que ficamos com medo de tomar decisões certas e sábias não para parar de ter...
2M 136K 77
Emma Thompson não sabe, mas acabará fazendo com que nós voltemos às raízes. Se "Virgem Pecaminosa" nos trouxe até aqui, "A Protegida do juiz" nos far...
1.5M 1 1
+16 Finalizado ! DEIXEM O VOTO E COMENTEM POR FAVOR 💕💕💕 17/08/2019
652K 27.2K 59
LOGO ELES VÃO TENTAR NOS DETER CÊ ME PROTEGE EU MATO POR VOCÊ