O que me surpreendeu foi como a estrutura dessa base biológica foi bem construída. Da apresentação de Davis, este local foi anexado à plataforma continental onde todo o edifício segue o fundo do mar. O telhado foi projetado como um arco semelhante ao da Sydney Opera House, que pode efetivamente aliviar o forte impacto produzido por um tsunami.
Assim que saí da sala e cheguei ao corredor externo, percebi que estávamos todos debaixo d'água olhando pelo vidro. Davis explicou que o chamado reservatório subterrâneo é um laboratório submarino mais profundo construído dentro da plataforma marginal offshore que nos obrigou a usar um elevador para descer até lá.
Enquanto descíamos lentamente no elevador transparente do elevador, fiquei deslumbrado e atordoado, praticamente embriagado pelo mundo sob o oceano.
Embora a parte mais profunda que pudéssemos alcançar fosse apenas o fundo da plataforma marginal, que estava a cento e oitenta mil milhas de distância da planície abissal na parte inferior da encosta continental, apenas olhando para as vastas profundezas escuras, criou um sentimento complexo de excitação, medo e desejo de explorar.
Não sabia quando terei a oportunidade de descer ao mar com um submarino e explorar, mas se pudesse me formar com facilidade e estudar por mais vários anos para me tornar um oficial naval qualificado, talvez assim pudesse.
"Desharow, o que você está pensando que é tão perturbador?" Davis me deu um tapinha no ombro, me puxando de volta à realidade. "Olha, finalmente chegamos."
Eu levantei minha cabeça a tempo de ver a porta do elevador abrir, revelando um corredor circular com várias portas fechadas presas na parede. Essas portas pareciam particularmente redondas, atadas com materiais grossos e fortes, como a entrada de um submarino, aparentemente de alta tecnologia. Também pode impedir de forma eficaz que itens e criaturas preciosas de pesquisa sejam fotografadas ou roubadas com fins lucrativos por algumas organizações ilegais.
Acabei de me lembrar de uma coisa bem divertida quando vi a forma como a estrutura foi construída e não pude deixar de brincar: "Ei cara, com tantos laboratórios aqui, como você se lembra do que está atrás de qual porta? Você já viu o filme 'The Cabin in the Woods'? Contanto que você pressione os botões errados, ahh, todas as criaturas de formas grotescas atrás de portas fechadas irão correr e comer você limpo, com ossos e tudo."
Eu até fingi intimidar quando disse isso, porém Davis apenas me encarou, sem saber se ria ou chorava.
"Desharow, ainda é como sempre foi, você tem um cérebro de um prodígio, sou imaturo como uma criança.".
Eu bufei com desdém, acho que esse velho estudioso ainda era o mesmo de sempre, sem nenhum senso de humor. Que pena aquela vida enfadonha dele.
Davis me levou a uma das portas e estendeu a mão para pressionar o leitor de impressão digital na porta. A porta soltou um barulho antes de abrir automaticamente. Quando abriu, o cheiro úmido familiar de água do mar agrediu meu nariz instantaneamente, mas como estava misturado com a fragrância peculiar do tritão, me perturbou muito.
Esfreguei meu nariz, "Davis, você não acha que o cheiro vindo do tritão um pouco estranho?"
"Que cheiro? O cheiro da água do mar?"
"A fragrância", enfatizei enquanto inalava o perfume mais uma vez, "Você cheira isso, é tão forte, é como ... é como um cheiro almiscarado."
Davis fungou mais fundo, "Se você pode chamar o cheiro de peixe da água do mar como o cheiro de uma fragrância, então sim, é realmente muito forte."
"Seu nariz provavelmente não está funcionando direito," eu disse enquanto franzia a testa em dúvida, me sentindo um pouco perplexo. Eu o segui para dentro, ainda tentando convencê-lo do meu julgamento.
Quando entramos na sala escura, a porta atrás de nós fechou-se imediatamente e logo uma camada de halo azul em constante mudança brilhou sobre nosso corpo. Eu olhei para cima e percebi a parede de vidro circulando ao nosso redor, o reservatório era na verdade uma forma circular nos prendendo no centro. O reflexo brilhante das ondas na luz encheu a água, tornando a visão do mundo exterior limitada e borrada. Com as sombras dos peixes que passavam flutuando formando uma sombra semelhante a uma nuvem, tudo parecia tão incrível como se estivesse no País das Maravilhas de Alice.
No final, não pude deixar de descartar as dúvidas e suspeitas crescentes em minha mente de uma vez. Eu estalei minha língua antes de exclamar: "Oh meu Deus, este lugar é uma existência milagrosa. Davis, por favor, deixe-me ficar aqui para continuar meus estudos. Eu realmente gostei daqui!"
"Claro", Davis pareceu se divertir com minha reação, "você é o pesquisador enviado pelo governo para este projeto. Mesmo que você não goste deste lugar, ainda assim precisará ficar aqui relutantemente por um tempo. "
"Que projeto? O que Rhine te disse?" Eu perguntei subconscientemente, tentando procurar um vislumbre do tritão ao longo da parede de vidro e logo notei um grupo de sombras escuras na área superior do reservatório. Depois de olhar mais de perto, descobri vários golfinhos reunidos com seus corpos no cio vigorosamente, agitando pequenos redemoinhos.
E essa área é precisamente onde estava localizada a porta da escotilha do compartimento de pressão, o único canal que conecta o reservatório em forma de anel e o local onde estamos atualmente. Eu apontei: "Davis, olhe, o que está acontecendo alí?"
"Hmm, um fenômeno tão interessante, venha comigo."
Davis me levou até a escada em espiral que leva ao compartimento superior. Ao chegar na frente da porta de dobradiça, fiquei surpreso ao descobrir que era uma escotilha de vidro esférico bastante grossa, brilhante e azul no foco da água dentro, como uma entrada para o céu. Você poderia basicamente ver a situação claramente no tanque reservatório ao olhar pela porta da escotilha. Ele até teve um efeito de ampliação onde você pode ver tudo mais claro do que a olho nu.
Meu palpite era que o material usado era o mesmo das janelas dos submarinos, que tinham a capacidade de resistir à pressão da água do mar. Não pude deixar de colocar minha mão espalmada na escotilha, pressionando contra a superfície fria do vidro.
"O que esse fenômeno significa? O comportamento anormal dos golfinhos tem alguma conexão com aquele tritão?"
"Está correto." Davis me entregou uma pequena caixa preta, ele moveu o dedo ao redor do vidro, apontando na direção do golfinho. "Olhe com atenção, esses golfinhos estão se acasalando, além disso, esse tipo de comportamento de acasalamento vem acontecendo há vários dias. É bastante incomum, como se eles estivessem se acasalando puramente por acasalar. No entanto, ainda não é a época de reprodução dos golfinhos e, antes da chegada do tritão, seu comportamento era realmente calmo e sereno."
"É realmente um pouco incomum." Eu ponderei sobre os fatos com surpresa: "Isso significa que o tritão pode se comunicar com os golfinhos e influenciar seus padrões de vida inerentes usando algum tipo de forma única, o que mostra que sua comunicação pode fazer com que os golfinhos entendam..." De repente, meu cérebro se iluminou com Uma ideia, a linguagem do golfinho pode ser transmitida ao tritão para fazê-lo entender também?
"Davis, você se lembra daquela vez em que fizemos um estudo sobre a tradução da linguagem dos golfinhos?"
"Claro." Davis apontou para a caixa preta em minha mão e riu. "Os sons dos golfinhos que gravamos naquela época estão todos aqui. Além disso, até combinei o deles com o som do tritão e encontrei uma seção que tem uma frequência semelhante."
"Qual seção?" Eu despertei com entusiasmo.
"Espere um segundo."
Davis mexeu nos botões da caixa preta e começou a modulá-la.
Naquele momento, o canto do meu olho vislumbrou em direção à água a tempo de ver uma nuvem negra de peixes agrupados subindo, me fazendo virar todo o rosto para olhar. Não muito longe, dentro da água, havia uma sombra delgada e familiar escondida entre eles, que também flutuava em direção à porta da escotilha. Meus olhos não podiam ser removidos da figura do tritão.
A silhueta do tritão podia ser vista pela luz que entrava pela entrada transparente do tanque do compartimento, seu cabelo espalhado fazia com que parecesse uma sombra cobrindo metade de seu rosto, revelando apenas lábios finos formando um sorriso malicioso. O grupo de peixes pretos nadava próximo, circundando-o, fazendo-o parecer um deus da morte formado por uma nuvem de névoa noturna. De onde ele estava, a luz refletida foi engolida e ele desapareceu nas sombras que tinha se movido. Ele era como um buraco negro, o suficiente para engolir todo o mar.
Esse pensamento surgiu em minha mente inexplicavelmente.
O cheiro forte do tritão flutuou em meu rosto, fazendo meu coração bater forte. Até minha mão ficou um pouco fraca, mas minha palma parecia estar presa ao vidro, incapaz de ser movida.
"Ele está vindo em nossa direção", Davis exclamou, "O som da caixa preta deve tê-lo atraído aqui!"
"Ouça isto, é exatamente esta seção, eu finalmente encontrei!" Davis se autoajustou ao trazer a pequena caixa preta perto do meu ouvido para eu ouvir. Ele então continuou a comentar com admiração: "A frequência desse som é a mesma do golfinho quando eles estão procurando por parceiros. Acho que foi assim que o tritão foi capaz de desencadear efetivamente o estro dos golfinhos."
Eu juntei minhas sobrancelhas enquanto ouvia atentamente o sinal de atividade lá dentro. A caixa preta fez um ruído silencioso de estática e então veio uma sílaba que eu tinha ouvido algumas vezes antes.
"A...ga...re...s..."
"Você ouviu isso?" Davis estava animado. "Eu fiz uma conjectura. Este deve ser um som de cortejo produzido pelo tritão ao procurar um companheiro. "
Eu fiquei pasmo. Instantaneamente, uma forte sensação de constrangimento me atingiu. Queria refutar Davis imediatamente, mas, intelectualmente, tive que admitir que talvez sua hipótese estivesse correta. Virei minha cabeça para o lado, forçando meus olhos a desviarem o olhar do tritão para encarar Davis impassivelmente antes de dizer: "Então você está dizendo que o tritão pode estar em cio?
Ele acenou com a cabeça seriamente, indicando que isso poderia ser possível.
De repente, tive o desejo de fugir daqui imediatamente.
Oh meu Deus, com base em todas aquelas ações que o tritão executou em mim enquanto estava a bordo, ele estava basicamente no cio e acasalando comigo! Além disso, usei até tolamente essas sílabas, pensando nisso como um apelido para chamá-lo!
"A...ga...ra...s..."
Enquanto pensava nisso, a sequência de sílabas de repente se tornou mais pesada, porém não vinha da caixa preta, mas de trás da porta da escotilha.
A porta da escotilha não foi capaz de bloquear o som do tritão! Não sei se a voz do tritão tem a mesma capacidade de penetração de uma onda elétrica, mas estava me deixando entorpecida. No entanto, no final, ainda não pude resistir a olhar para trás.
Virei o rosto rigidamente para ver o tritão flutuando ereto na frente da porta da escotilha com os olhos fixos em mim por entre os cabelos soltos. Uma de suas garras palmadas claras estava pressionada no vidro, coincidindo com as impressões palmares que eu tinha acabado de deixar para trás.
O tritão não pode sair. Ele não pode me ameaçar. Ele é apenas uma besta que cometeu um erro sobre quem é sua companheira. Desharow, não pense tão tolamente, apenas mantenha uma atitude científica calma.
Ah, isso mesmo, posso tentar me comunicar com ele!
Eu inconscientemente levantei minha mão e coloquei-a sobre o vidro, permitindo que meus 5 dedos se encaixassem na garra palmada do tritão, que estava separada por camadas de vidro entre elas. Suas mãos eram muito maiores que as minhas. Cada junta saliente e distinta, parecendo ser muito poderosa, aparentemente benéfica para agarrar algo. Além disso, de acordo com a proporção do comprimento de sua mão, se a cauda do tritão pudesse ser transformada em pernas, sua altura seria aproximadamente a altura perfeita necessária para modelos masculinos, que era cerca de 1,9 metros.
Que criatura alta com um corpo tão musculoso e bem proporcionado. Se ele fosse um ser humano, provavelmente teria inveja de sua aparência.
Agares parecia muito satisfeito com a ação de nossas mãos se encaixando. Ele então aproximou o rosto da parede de vidro, inclinou o pescoço, mudou o ângulo da cabeça e estreitou os olhos, como se estivesse cheirando meu cheiro através do vidro, com sua expressão mostrando êxtase como se estivesse obcecado. Depois de cheirar por dez segundos, seus olhos se moveram para olhar para trás. Ele parecia estar abrindo os lábios para Davis que estava atrás de mim, e proferiu uma série de sílabas que eu nunca tinha ouvido antes.
"Porta aberta..."
Se eu fosse ouvir corretamente, por que isso soou como ... 'abra a porta'?
"Davis." Virei meu rosto em dúvida, inesperadamente vendo Davis olhando distraidamente para o tritão, parecendo estar em um estado de leve demência. Então eu observei com espanto quando ele estupidamente levantou a mão como um robô comandado e foi pressionar um botão vermelho na porta da escotilha. Esse botão dizendo: interruptor de emergência.
Recuei com um grito enquanto observava o nível da água no reservatório afundar rapidamente até a metade da altura do tanque do compartimento. A escotilha se abriu com uma pequena lacuna no topo, e com apenas uma ligeira dobra de sua longa cauda, ele nadou facilmente para fora da porta da escotilha de dentro do tanque revelando metade de seu torso.
Fiquei estupidamente assustado com esse imprevisto repentino e rápido e caí no chão. Meu corpo estava fora de sincronia com meu cérebro enquanto eu apenas observava o tritão rastejar como um lagarto negro.
Quanto a Davis, ele parecia estar mais assustado do que eu, desde que desmaiou no local.
"Droga! Acorde!"
Eu comecei a correr, mas meu tornozelo fraco foi agarrado pela garra esticada do tritão, fazendo-me cambalear antes de cair direto no chão. Quando me virei com medo, fui recebido com a visão do tritão agachado em minhas pernas enquanto segurava a parte superior do corpo molhada sobre mim, sorrindo animadamente como ele tinha feito em nosso primeiro contato direto.
"De...sha...row..."