apenas respire

146 41 156
                                    


RESPIRAÇÃO

O ato de respirar é tão mágico

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.


O ato de respirar é tão mágico. Fisiologicamente, é o ato de aspirar e expelir consecutivamente o ar por meio dos pulmões. Cientificamente, tem função principal de garantir as trocas gasosas com o meio ambiente, de dióxido de carbono por oxigênio, a conhecida hematose pulmonar. Mas, se olharmos poeticamente...

Respirar é pegar todo o ar possível que estiver a nossa volta, deixar com que ele se espalhe pelo corpo e fazer o trabalho de limpar nossas células e moléculas de dentro pra fora.

Duram segundos. Inspirar e expirar duram segundos. Mas olha que engraçado: ao mesmo tempo, acontecem o tempo todo, sem parada.

A vida é mesmo surreal.

Essa mágica de encher os pulmões de ar e soltar um ventinho quente pelo nariz ou boca pode ser nossa maior aliada. Ou... nossa pior inimiga.

Quando sofremos crises de ansiedade, nosso sistema respiratório tende a falhar.

É um misto de falta de ar com uma compressão dos pulmões que, consecutivamente, te levam à um aperto imensuravelmente agudo e doentio no peito.

E fica difícil de respirar.

Não me refiro apenas fisicamente.

O ar tem poder sobre nós, já que é dele que provêm a calmaria.

Durante uma crise, você tem duas opções: se deixar consumir por ela ou esmaga-lá antes que ela o faça.

Respirar é tão, tão simples. Só que não parece simples quando o pânico nos atinge, né?

Antes de fechar os olhos, preste atenção no que você fará: se desligue do que quer que esteja a sua volta e foque na sua respiração. No movimento que seu corpo faz. Na quantidade de ar que entra e sai. Na sensação de conforto. Na sensação de paz. Quando você fechar os olhos, tire esse momento pra apreciar e sentir o universo entrando em contato com seu interior. Cada célula sua se renovando a cada inspiração. Faça isso agora.


ME CONTA AQUI O QUE SENTIU. Por favor, quero muito saber.


Toda vez que o medo começar a bater na porta da sua alma, antes que ele te alcance de uma vez, tire esse poder dele. Respire. Sinta. Deixe que o ar te preencha e te mostre que, assim como o próprio vai-e-vem dele, a ansiedade é só mais um dos vai-e-vens da vida. Ela não tem controle sobre você. É você quem manda. É você quem tem o poder de dar vida a cada via respiratória sua. A ansiedade não pode — e nem vai — tirar isso de você.

Apenas respire.

VOCÊ CONSEGUE.



🧚🏻‍♀️

Perfume da Alma | Apoio Emocional - Projeto Psicológico  Onde as histórias ganham vida. Descobre agora