Capitulo 1- A cidade

138 3 2
                                    

Prefácio

Esta é uma obra de ficção, portanto, qualquer semelhança entre nomes de personagens e fatos terá sido mera coincidência. O nome da cidade “Jaguaretê” surgiu para identificar qualquer município do interior deste Brasil, onde existem pessoas idealistas e convictas de suas opções políticas e ao mesmo tempo políticos inescrupulosos e corruptos.

De Clima Tropical (ameno) com inverno seco. Chove principalmente de novembro/março

Temperatura

Máxima de 34 graus, mínima de 8 graus – Média 21 graus

Topografia

Ondulada; Situada entre 2 colinas

Hidrografia

Rio Corumbá na divisa com os municípios de São José da Serra Toda área pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio Corumbá– Mirim.

 Padroeiro

San Genaro

Resultados do Censo 2010

Total da população: 50.481 pessoas

Total da população urbana: 49.954 pessoas.

Por ser uma história atual, se passa nestes anos de “mensalões”, preparativos para Olimpíadas e Copa do Mundo no Brasil. A ideia do nome surgiu pensando em algo relacionado ao povo indígena, verdadeiro dono destas terras, que, a medida em que o branco avançava a partir do litoral,faziam que essas comunidades indígenas fossem se deslocando para as florestas do interior do Brasil. Em tupi guarani Jaguaretê é o nome dado a onça, esse felino conhecido como onça-pintada (nome científico: Panthera onça),

Também conhecida por pintada,onça verdadeira

jaguarjaguarapinima.É uma espécie da família Felidae encontrada nas Américas. É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano. Ocorria nas regiões quentes e temperadas, desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, estando, hoje, porém, extinta em diversas partes dessa região. Foi utilizado para representar a força política que os coronéis tiveram no período das lavouras de café.

Jaguaretê  a cidade dos coronéisOnde histórias criam vida. Descubra agora