A imagem do professor

15 1 0
                                    

"Quem não tem capacidade para realizar dá aulas!" Em uma paráfrase grosseira é essa a imagem que ficou do professor. Até mesmo o presidente Fernando Henrique deixou causar a impressão de compartilhar deste pensamento. Há quem afirme que a situação precária do ensino se deva à ineficiência destes profissionais.

Mas de quem realmente é a culpa? Essa pergunta nos leva a uma infindável linha de discussão ideológica que não resulta em grandes melhorias.

O que fazer? Esta seria a questão! O grande desafio do professor é motivar seus alunos, e dessa forma despertar o interesse pelo desenvolvimento intelectual. Porém essa é uma das grandes dificuldades. Os professores alegam não dispor de muitos recursos e se limitam a passar o conteúdo sugerido em seus PCNs.

Mas para despertar no aluno a motivação necessária o professor deve ir além disso. As dificuldades vêm para todos, e o professor deve ensinar , na prática, aos seus alunos, que sempre existem formas para superá-las. O docente deve ser um exemplo a ser seguido, mostrando determinação e empenho em suas tarefas. A teoria passada em sala de aula deve ser aplicada em tarefas que vão além das quatro paredes.

Os efeitos que isso causa é fácil de entender. Os alunos passam metade do dia ouvindo teorias que não conseguem associar à sua realidade. Quando conseguimos alterar este quadro mostrando ao aluno que há uma aplicação para aquilo que aprendeu, a aceitação e assimilação do conteúdo é feita de forma mais eficiente.

No Brasil a tarefa de ensinar é tão complicada quanto parece. Vivemos em um país de iletrados. Atividades como leitura, teatro e outros projetos extra curriculares são pouco difundidas. Em geral o aluno não é induzido a participar de projetos de interação com a comunidade.

Este quadro precisa ser mudado e a responsabilidade é do professor.

Existe muitas maneiras de ser feito, basta que haja criatividade e iniciativa. Não são necessárias tarefas de grandes proporções, o objetivo do trabalho é auxiliar o aluno a realizar algo. Portanto isso pode se resumir a sugerir a montagem de uma peça de teatro para ser encenada na própria escola, concursos de redação e o que mais puder aguçar o auto desenvolvimento do aluno.

O educador deve participar ativamente da vida do aluno para que seu trabalho cause um grande efeito sobre ele. Lembre-se que a avaliação que o professor faz do aluno não é tão importante quanto a que o aluno faz do professor. Pois é ela quem define seu grau de interesse.

Pensamentos em PalavrasWhere stories live. Discover now