Conteúdo Geral

6 0 0
                                    


A Principal Finalidade da Vida

Título original: The chief end of life

Por John Angell James (1785-1859)

Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Nov/2016

2

J27

James, John Angell – 1785 -1859

A principal finalidade da vida / John Angell James.

Tradução , adaptação e edição por Silvio Dutra – Rio de

Janeiro, 2016.

35p.; 14,8 x 21cm

Título original: The chief end of life

1. Teologia. 2. Vida Cristã 2. Graça 3. Fé. 4. Alves,

Silvio Dutra I. Título

CDD 230

3

Em sua autobiografia, Spurgeon escreveu:

"Em uma primeira parte de meu ministério, enquanto era apenas um menino, fui tomado por um intenso desejo de ouvir o Sr. John Angell James, e, apesar de minhas finanças serem um pouco escassas, realizei uma peregrinação a Birmingham apenas com esse objetivo em vista. Eu o ouvi proferir uma palestra à noite, em sua grande sacristia, sobre aquele precioso texto, "Estais perfeitos nEle." O aroma daquele sermão muito doce permanece comigo até hoje, e nunca vou ler a passagem sem associar com ela os enunciados tranquilos e sinceros daquele eminente homem de Deus ."

4

Uma Palavra Especialmente para Jovens.

"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3.13,14)

Encontramo-nos hoje, rapazes, com os nossos sinceros e simpáticos parabéns, e não de maneira meramente formal ou simulada, oferecemos-lhes os cumprimentos pela passagem de ano, e "desejo-lhes um feliz ano novo", mais do que isso, uma vida feliz, E ainda além disso, uma eternidade feliz. O tempo, com seu fluxo incessante rola para a frente, e está passando mais do que nunca em sua corrente irresistível ao oceano ilimitado da eternidade. Sim, para a eternidade! Mas, não para a aniquilação eterna, mas para a existência consciente eterna. Enquanto você está no limiar de outro ano, pause e pondere - o passado está para sempre desaparecido. Examine a cena diante de você, e aprenda seu destino, sua

5

dignidade, seu dever. Uma perspectiva de existência perpétua, uma visão de épocas sem fim, sim, e de bem-aventurança também se abre diante de você, se adotar o lema do apóstolo Paulo, que afirma em relação a esse objetivo citado: "uma coisa eu faço". Ele almejava por ela, não seu ofício de embaixador de Cristo, mas sua salvação final como um ser imortal.

Há algo surpreendente em ver uma criatura racional selecionar um objetivo entre os muitos que o cercam, fixando-o perante o público, com a declaração "para isso eu vivo" e, a partir desse momento, perseguindo-o com o ardor de um amante, a fidelidade de um servo, a coragem de um herói e a constância de um mártir. Tal poder de abstração e concentração é um belo espetáculo. Mas, então o objetivo selecionado deve ser digno dele - e deve recompensar o grande esforço. O homem tem apenas uma vida para gastar, e deve ser cuidadoso, ansioso, sim quase dolorosamente cuidadoso, para não jogá-la fora em um objetivo indigno. Pense na sua chegada ao fim de sua breve e perturbada permanência neste mundo com a melancólica confissão: "A vida comigo tem sido uma aventura perdida."

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Nov 23, 2016 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

A Principal Finalidade da Vida - - Evangelho - Bíblia - - Fé - OraçãoWhere stories live. Discover now