Prefácio

17 0 0
                                    

Desde que eu comecei a escrever o livro "Contos e Temas-Livres" (2013), senti que essa inspiração que vem desse mesmo livro da minha autoria (e também meu conceito) estava fazendo uma sincronização com sinais, sensações, pessoas e eventos: o CD de Kiyoshi Hikawa "Abayo" foi lançado (bem como "Nijiiro no Bayon"), o Monumento Tomie Ohtake foi inaugurado em 2008, etc. Mais: um ano depois de eu ter lançado meu livro "Contos e Temas-Livres", comecei a passear pelo Bairro da Liberdade em São Paulo (mês sim, mês não) e a visitar (todos os anos) Holambra, a capital das flores. Isso aprimorou tais inspirações vindas dos contos "O Astro do Dragão" (sobre o Japão) e "Mimi: Totalmente Mimi" (sobre a Holanda), ganhando assim um toque fabuloso, inspirador, cheio de vida.
Como uma admiradora dos contos de fadas (desde quando eu era criança), eu sempre me encantei com coisas fabulosas - e continuo fazendo. Quando eu tinha cinco anos, tirei várias fotos minhas usando o casaco vermelho (inspiração na Chapeuzinho?). Este mesmo casaco vermelho eu tenho até hoje. Li a história de Rapunzel e me encantei com essa linda história e aprendi a ler e escrever esse livro de contos. Brinquei no balanço do parquinho em plena praia e senti aquela brisa do mar que até hoje estou sentindo... E até hoje leio "A Pequena Sereia", nas quais eu me inspiro.
E foi exatamente no dia do meu 38º aniversário, 19 de julho de 2016, e foi num momento como esse, de tanta emoção, que o livro de Kiera Cass, "Felizes Para Sempre", caiu nas minhas mãos.
Desde então, os contos de fadas ganharam força e se aprimoraram, de uma forma positiva.
Voltando a falar do assunto, eu me lembrei dos meus passeios a Santos que rolaram ao longo desse tempo, a peça escolar "A Festa da Mamãe" a qual me incentivou a escrever meu livro, o desenho "Ana e a Cidade de Santos" também publicado no suplemento "A Tribuninha" do jornal "A Tribuna" (onde o desenho da Pérola foi publicado em 1990), etc. - tanto que eu resolvi escrever um livro com cinco histórias ambientadas em Santos (minha cidade natal): chama-se "Contos da Baixada Santista" e, além de ser uma continuidade do meu livro "Contos e Temas-Livres", é um livro cheio de fantasia: a fábula por trás dos lugares da Baixada Santista, onde eu nasci e onde eu vivo.

Espero que goste deste livro tanto quanto eu.

Atenciosamente,
Tatianna Raquel
Agosto de 2016

Contos da Baixada Santista Where stories live. Discover now