1

40 6 43
                                    

"Tu te tornas eternamente

responsável por aquilo

que cativas."

– Hoje eu queria poder ver o sol se pôr quarenta e três vezes.

Foi assim que reencontrei um amigo querido. Durante uma viagem pelo Oriente tive que fazer um (outro) pouso de emergência para consertar o motor do avião. Pelo menos consegui parar em uma cidade, imagina se precisasse ficar no meio de um deserto? Estaria em uma situação pior, com certeza.

Vocês podem imaginar minha alegria ao vê-lo no rio Han, mesmo que com aquele olhar perdido. Convivi com muitas pessoas grandes. Vi-as bem de perto. Então posso dizer que quando encontrei uma pessoa (não tão) grande, que realmente me entendia, não pude perder a amizade. Por isso sua afirmação sobre os pores do sol me preocupava tanto.

– Está tão triste assim que precisa ver o pôr do sol tantas vezes?

Mas ele não respondeu.

Uma coisa sobre o meu amigo: ele faz milhares de perguntas, mas parece nunca escutar as minhas.

Descobri com algum esforço que o garoto estava ali a passeio, tinha saído de casa há meses e havia passado por vários países

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.


Descobri com algum esforço que o garoto estava ali a passeio, tinha saído de casa há meses e havia passado por vários países. Estava pesquisando sobre asteroides. Só sei sobre isso porque no meio de uma conversa ele despretensiosamente conta sobre esse asteroide denominado de B 612, que tem três vulcões, mas só dois deles em atividade. Me contou também do seu fascínio pelos baobás e que quase adotou um carneiro.

Perguntou-me onde eu estava hospedado, lhe disse que em lugar algum. Afinal, não podia deixar meu avião abandonado no meio do campo. Como eu não tinha nem mecânico, nem passageiro, e vi que levá-lo para o conserto seria de grande trabalho, melhor seria se eu mesmo tentasse. Não tinha pressa e para ser honesto, aquele lugar estava sendo de grande agrado.

– Então você tem assistido o céu estrelado enquanto pega no sono?

Não pude conter o riso, o questionamento era típico do garoto. Era bom saber que mesmo crescido, ainda que acometido pelas casualidades da vida, mantinha consigo aquela criança que fora anos atrás e o desencantamento não tinha lhe batido a porta.

– Sim, mas na maior parte do tempo me vejo pensando em formas de consertar o motor do avião.

A afirmação parecia ter abismado meu amigo que apenas me observou em silêncio. Não precisou dizer uma só palavra, seu olhar revelava sua desaprovação. Seu fascínio pelos astros sempre estivera nítido, mesmo que ele tentasse esconder, provavelmente não conseguiria.

Soube naquele dia que para o garoto, observar o céu era algo sagrado.

Soube naquele dia que para o garoto, observar o céu era algo sagrado

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.
You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Feb 01, 2022 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

CativarWhere stories live. Discover now