As Linguagens de Programação Parte2

213 7 0
                                    


As Linguagens de Programação Parte2

Por um curto período entre 1942 e 1943, Ada Lovelace, obteve êxito ao traduzir as memórias do matemático italiano Luigi Menabrea sobre a mais nova máquina proposta por Charles Babbage, a máquina analítica.

Ada, em suas anotações, contemplou complexas especificações de um método para calcular os números de Bernoulli utilizando uma máquina. O que poderia ser, e foi, reconhecido, como o primeiro código de programação explícito.

Legal não? Espera! Ainda tem mais!

"Em 1801, inventado por Jacquard, a máquina de tear automática..."

Estranho não? Pois é, mesmo com um nome infeliz, maldade a parte, Jacquard usou cartões perfurados para representar onde os movimentos do braço do tear faria as costuras automaticamente, afim de criar padrões decorativos nas costuras.

Herman Hollerith notou como a informação poderia ser codificada nos cartões perfurados.

Observando, também notou como o condutor de trens controlava a presença dos donos dos bilhetes de trem com a posição dos furos no bilhete. Logo depois começou a codificar os dados do censo de 1890 em cartões perfurados.

Note que os primeiros códigos eram dispostos segundo as suas aplicações.

Na época do séc XX, os cálculos estavam baseados em números decimais, eventualmente, foi percebido que a lógica poderia ser representada por números. Até então, tão melhor quanto palavras.

Alonso Church conseguiu expressar o cálculo de lambda de maneira formal. A máquina de Turing foi de forma abstrata, parecida com o funcionamento da fita de marcação. Os códigos elaborados por Turing não serviam como base das programações de Alto nível, sendo de uso primordial para análise rigorosa da "complexidade algoritmica".

Antigamente tinha-se um grande problema que envolvia a dependência do hardware para desenvolver códigos. Para o status de "Linguagem de Programação" dependia-se de muito trabalho e disposição humana envolvidos no trabalho duro.

***

MUNDO DA TECNOLOGIA - DA HISTÓRIA A MÃO NA MASSA (PREVIEW)Where stories live. Discover now