Lição 09: Voz do personagem (bônus: do narrador também)

1.2K 133 50
                                    

Olá, tudo bem?

Faz um tempinho que não venho aqui dar uma dica de escrita, mas vou compensar trazendo um tópico que provavelmente nenhum livro de escrita, palestra online ou até mesmo outros livros de dicas no Wattpad tenha (bem, pode ser que daqui em diante tenha, mas você terá a sorte de ler primeiro que todo mundo rs).

Eu quero falar para vocês sobre um recurso ótimo chamado "Voz do Personagem", sua aplicação é mais notável quando temos um personagem narrando o livro em 1ª pessoa, mas não limitante. Um livro narrado em 3ª pessoa possui um "narrador" e ele também tem uma voz, que pasme... Não é a sua de autor.

# A VOZ

Por uma questão acadêmica e puramente isso, a "voz do autor" nunca aparece nos livros

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Por uma questão acadêmica e puramente isso, a "voz do autor" nunca aparece nos livros. 

Não. Ela não aparece!

Não importa o quão autêntico você queira parecer e falar "por você mesmo" sua história. Não, isso não existe! A menos é claro quando você está falando de você para alguém totalmente espontaneamente, contando suas experiências... E no caso de um livro seria uma "auto-biografia"... Mas mesmo assim, você estará sendo um "personagem autor" e o discurso já toma um rumo que desconecta de sua verdadeira essência de personalidade (se é que podemos dizer que possuímos uma) para um discurso "inventado".

Isso se deve porque sempre que algum autor for escrever um livro (ou ensaio, ou artigo, ou blog de dicas), ele terá que utilizar recursos de linguagem, escolher palavras (para não ficar repetitivo, ou soar rebuscado / jovial), etc. Ou seja, o simples fato de fazer uma edição no texto já encerra a voz do "autor" como ela poderia existir em sua essência, como pessoa individual e, portanto, passa a ser um "NARRADOR".

Todo mundo faz isso, acredite! Inventamos narradores sempre que vamos começar a escrever uma história, mesmo que o narrador seja o mais neutro possível, ele é um narrador de voz neutra, portanto é um discurso inventado.

Ninguém nunca diz que faz ou se atenta a essa questão, mas eu acredito que perceber essa "voz narrativa" como algo independente de você é essencial para te dar mais consciência da sua narrativa e isso vai trazer inúmeras vantagens para você!

Então estamos entendido? Sempre que um autor escreve um livro, ele cria uma "voz narrativa", com personalidade, tom, entonação (que pode ser emocional, sarcástica, alegre, etc). Ok?! Ok!

# Conexão personagem / autor

Um erro que sempre vejo as pessoas cometerem quando vão escrever o livro é pensar no personagem (ou narrador) como a si mesmo. É muito comum vermos autores dizendo "ah, eu sou a ciclana, então ela pensa como eu". Okay, pare agora mesmo!

Primeiro, somos pessoas mutáveis, mudamos de opinião como mudamos de humor e isso causará em seu personagem uma personalidade oscilante. Se o autor estiver mau-humorado, o personagem vai ficar mau-humorado e as vezes, isso pode estragar toda a fluência de uma história, porque o discurso se dá nos detalhes das palavras e todos percebem.

Primeiro EscrevaOnde as histórias ganham vida. Descobre agora