Temos os mesmos questionamentos.

13 0 0
                                    


É de extrema importância entender que a via é algo sem molde, um dia ouvi meu pai dizer uma frase que me pois a refletir "O importante é que importa", sempre questionei isso, para mim é um pleonasmo, igual "vou subir lá em cima", porém hoje percebo que o quando algo é importante, nem sempre damos importância, acho que entendem o que eu quero dizer?

Estou aqui sozinho na sala de aula, e o sorriso do Omobá esta fixado em minha mente, decidi ficar na sala de aula porque a Guini o chamou para lanchar com a gente, eu disse que iria acabar de fazer uns exercícios e já ia atras deles. Tenho medo dela perceber algo sendo que nem eu estou entendendo o que esta acontecendo. Que susto! O Sinal bateu e atropelou meus pensamentos.

- Ofá, porque você não foi? - A Guini nem entrou na sala de aula e ja foi gritando.

- Acabei de fazer agora os exercícios, desculpa - meu olhar cruzou com o dele; eu não estou bem!

- Acho que ele não gostas-te de mim - disse Omobá com um sorriso de canto.

- Não é isso...é que... - não sei o que dizer, ele me trava, ele me segura, ele me deixa sem jeito, o que esta acontecendo?

- Estou a brincar contigo, Ofá. Por dizer tu sabes o porque seu nome se chama Ofamì? É uma palavra do dialeto de meu país!

- Dizem que é em homenagem ao meu bisavô, falam que ele a vontade dele era que um dos seus filhos se chamasse Ofamì, mas os cartórios não aceitavam, diziam que não era nome.

- Você sabe o que significa?

- Ja me falaram mas eu esqueci.

-Significa "minha flecha"

- Legal, que grande significado - um nome feio desse com um significado mais estranho ainda, olha como eu sou sortudo.

- Seu avô era escravo?

- Não, ele nasceu depois da abolição, ta doido, é? Meu bisavô que foi que foi escravo. E posso te fazer uma pergunta?

-  Faças.

- Seu português é tão bom para quem esta aqui apenas à 2 anos, la na Nigéria é falado o português?

- Não, lá a língua considerada oficial é o inglês, porém existe mais de 400 dialetos internos, o mais falado e considerado por nós oficial é o Yorubá, falo bem o português porque minha mãe era Angolana, foi para Nigéria ainda pequena porque foi vendida para pagar uma divida do meu avô.

- Credo, e lá as coisas são assim é?

- Ainda vivem assim em alguns lugares mais tribais, por um lado foi bom, porque assim ela conheceu meu pai e casaram-se por amor, não foi vendida a nenhum ninguém por ser de outra etnia.

-Como assim?

- La na Africa são existe centenas de etnias, as mais conhecidas são as Yorubás e o Efons, mas existem diversos outros, muitas dessas etnias não se mistura, muitos vivem até hoje em uma guerra tribal. Na nossa cultura Yorubá, a mulher casa-se por três fomas, a de amor, a de pagamento de divida e para aumento de território, essa ultima ja não é tão presente porque hoje grande parte do território esta nas mãos do governo e não mais na mão dos chefes religiosos.

- Entendi, e o que sig...

- Ei, ei, ei o viadnho fez amizade, vai converter o irmãozinho, vai? - Que vergonha, vou sentar, não conseguirei olhar mais na cara dele, não foi uma boa idéia falar com ele, ele vai começar a ser xingado por minha culpa.

- Cala a boca, Tiro na testa - a Guini não sabe ficar quieta, Senhor. O Mauricio tem essa marca na testa que parece um tiro, é tipo um machucado que parece que deixou marcado a pele depois que sarou.

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Oct 18, 2017 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

O Baobá tem pressa de Crescer.Where stories live. Discover now