Capítulo 20- kita e família/

27 1 0
                                    

Kita-

Quem também nos contou sobre sua vivência e o que recorda da história de Jardim Alegre foi Kita, pessoa alegre da cidade.

Maria Helena da Silva(kita),nasceu em Caçador,09-05-2014 fará 68 anos, veio pra região com seus pais em 1965,com o parque de Diversões da Família: Irmãos Alcântara. Os pais Lucidorio Silva e a mãe Maria de Jesus Santos Silva, tinham o trabalho no parque de diversões que esteve primeiramente na localidade de Ivaiporã-PR.Com onze filhos, (Kita, Marli, Gilberto, Julinho, Pedrão, Marcelo, Marcão, Jussara, Lourdes,Tereza,Lucidoro(1º filho),) os pais dela iniciaram a vida aqui em 1946,"com muita dificuldade , fase difícil". Marcelo foi o último dos irmãos a nascer. Kita foi secretária do Sr.José Clarimundo Filho e orgulha-se de estar presente no trabalho com todos os prefeitos que por aqui passaram menos na época em que o Sr.Nelson Sobieray assumiu mandando todos os cargos de confiança embora,voltando ao trabalho quando assumiu o interventor Adeodato Torres Nogueira e seguindo com Santos José Lira,Kita chegou a trabalhar com a atual prefeita Neusa Pessuti.

"Meu pai foi chefe do Incra, meu irmão Gilberto também, Julinho meu outro irmão também assumiu e nos orgulhamos de ser algo limpo, sem politicagem, sem empurrãozinho, muito honesto. Meus irmãos também sofreram muito, viemos de baixo mas graças a Deus vencemos, o Marcelo hoje trabalha no banco Itaú em Ivaiporã," cidade natal dele."O Pedrão é marceneiro, o Julinho está na prefeitura, a Marli trabalhou junto com a secretária da educação "Lila." Kita também nos relatou que o esporte de Jardim Alegre entre 1978 e 1986 "era comemorado com raça, seu irmão Gilberto era jogador de futebol de salão, o time deles foi campeão por 5 anos seguidos.

Na época dos jogos abertos (1979), vinham muitos atletas pousarem em casa, tomarem banho, minha família, não porque é minha família, mas foi e é marcante, carinhosa e contribuiu muito com o esporte da cidade. Todos os meus irmãos tem esporte no sangue.  Eu fui duas vezes rainha do Esporte Club Jardim Alegre; duas vezes rainha da Pipoca; o Pedro(Pedrão)sempre foi do voleibol, Gilberto ganhou como melhor goleiro nessa época, tivemos a Copa Gilberto Tadeu da Silva em homenagem ao meu irmão." Trinta e dois anos a frente do trabalho com a terceira idade ,Kita se orgulha, a da alegria desse trabalho, dos desafios que enfrentava e que fazia com gosto para alegrar ,junto da 1ª dama Rosana Braga e com a amiga "Rose baixinha", encontrou mais incentivo para suas comédias. "Trabalhei com CEMIC, Guarda Mirin, fazia festa junina em Carroças, desfilando pela cidade. Até hoje encontro pais de família que me cumprimentam na rua por terem passado por minhas mãos, isso dá orgulho e saudade na gente. "Felicidade não tem a ver com dinheiro, minha mãe faleceu com 90 anos ,meu pai com 86 mas sempre fomos uma família feliz, cheia de paz e humildade, "nós corríamos atrás dos recursos, nos fantasiávamos, para alegrar os idosos, as crianças, me vestia de coelho, palhaço, mágico...uma vez me apresentei no SESC de Apucarana, tínhamos que apresentar algo que fazíamos com os idosos, uns cantavam, outros dançavam, fiz uma nega maluca(boneca) do meu tamanho, me vesti de homem, amarrei ela em meus pés e dançamos "Brasileirinho", fui aplaudida de pé", neste momento interrompi a entrevista para lembra a ela que trabalho com teatro hoje, de fantoches e representado por causa de uma apresentação que assisti dela há décadas. Kita lamentou que hoje as pessoas não tem alegria, não gostam de nada. "Me apresentei em muitos aniversários e com pessoas importantes e graças a Deus sempre saiu tudo bem, me formei em Mandaguari, como Pedagoga. Meu pai era palhaço, sempre lidei com alegria." Tínhamos parque até por volta de 1963 e meu pai parou por medo, uma irmã nossa tinha falecido, nada a ver com o parque, mas como tinha as filhas mulheres e naquela época mulher de parque não era vista com bons olhos, meu pai decidiu parar, foi onde começou a trabalhar com o INCRA e seguiu o trabalho público até se aposentar, após virmos de Borrazópolis em 1964,pois andávamos muito com o parque. Também celebrei muitos casamentos de idosos viúvos, como : casamentos coletivos, da dona Onda e Baleado, dona Maria Fiati e tantos outros.

Memórias de Jardim Alegre- PR .Minha homenagem. Documentário.Kde žijí příběhy. Začni objevovat