Yuri Vieira é um escritor e cineasta paulistano radicado em Goiânia. Estudou na UnB - onde cursou cinema com Nélson Pereira dos Santos - e, após residir durante dois anos com a escritora Hilda Hilst (de quem foi secretário e webmaster), trabalha hoje como roteirista e diretor de audiovisual. Publicou seu primeiro livro (A Tragicomédia Acadêmica - Contos Imediatos do Terceiro Grau) em 1998 e, em Abril de 2007, dirigiu seu primeiro curta-metragem de ficção, Espelho, o qual, além de receber o prêmio de melhor direção do 3º FestCine, participou como curta convidado do festival "No Siesta, Fiesta!" (Tromsø, Noruega, 2009) e da mostra "Verão Cinema e Outras Coisas" (Costa da Caparica, Portugal, 2009). Em 2018, seu livro A Sábia Ingenuidade do Dr. João Pinto Grande, publicado pela Editora Record, foi semifinalista do Prêmio Oceanos (ex-Portugal Telecom), um dos mais importantes da literatura de língua portuguesa. No mesmo ano, publicou pela José Olympio Editora "O Exorcista na Casa do Sol", no qual relata como foi sua convivência com Hilda Hilst. 
__
"Yuri, (...) você tem enorme talento e nem quero afirmar que haja algo de osmose por aí. Ou a osmose permitiu a aproximação com a Hilda [Hilst]. (...) Abracadabraço."
Millôr Fernandes
__
"Raras inteligências perceberam tão bem quanto a sua o 'vácuo atormentado' da sua geração. Não creio que essa experiência pudesse ser descrita senão pela mistura do engraçado e do tétrico, que você consegue dosar com muita habilidade."
Olavo de Carvalho
__
"A marca de um verdadeiro escritor sempre será colocar em palavras o que estamos sentindo e pensando. Um escritor de verdade é sempre um escritor da verdade. Por isso eu recomendo vivamente a leitura dos textos de Yuri Vieira."
Paulo Briguet
__
"Você tem naturalidade para narrar - uma naturalidade que às vezes se aproxima demais do Henry Miller, mas que você consegue superar. "
Rodrigo Gurgel
  • Brazil
  • JoinedFebruary 3, 2011



Last Message
yurivs yurivs Jul 25, 2020 01:20AM
Olá! Não se esqueça de que meus livros estão à venda na Amazon: venha conhecê-los e leia as avaliações dos leitores. https://amzn.to/30QZs5c
View all Conversations

Stories by Yuri Vieira
Crônicas da Quarentena by yurivs
Crônicas da Quarentena
Narrativas bem-humoradas que, em meio à pandemia do coronavírus, acompanham o cotidiano dos quarentenados. (C...
A Bacante da Boca do Lixo by yurivs
A Bacante da Boca do Lixo
Todo aspirante a escritor que se preze já leu e já desejou ser Henry Miller. Para quem tem a cabeça de cima c...
A menina branca by yurivs
A menina branca
Uma paródia ao conto O Gato Preto, de Edgar Allan Poe.
ranking #130 in paródia See all rankings