O baile em Paris

387 34 4
                                    

Na Fazenda os escravos trabalhavam na colheita do café, naquele sol forte cantando as canções de sua Pátria mãe.
Eram vigiados pelo capataz e pelos homens  que trabalhavam para seu padrinho.
Ele ficava aliviado pelo seu padrinho ser um homem bom e justo ,bem diferente da maioria dos senhores de terra que ele conhecia ,gente que não hesitava em infringir castigos severos aquelas pessoas que eram tratados como animais ,apenas pela cor de sua pele.
Gente que um dia teria a sua liberdade, era o que ele desejava e sonhava com seu espírito abolicionista, por isto não se furtava  em atender aqueles que conseguiam fugir para o quilombo.
Os sonhos dos negros também era o seu sonho. Ele pensava montado em seu cavalo e percorrendo a plantação.
Hoje fazem seis meses em que a luz da minha vida se casou com Inácio ,meu coração sofre em silêncio a dor de tê-la perdido.
Todas as noites é  atormentado pelo sonho deles juntos naquela cama na casa de caça que ficava no meio da propriedade, lugar cercado pelo mato, o refúgio dos dois.
O amor entre eles fora doce como mel bonito como a paisagem bucólica de um jardim de flores.
Que tolo sou eu por ainda ansiar pela mulher que o preteriu para se casar com um escravocrata cruel e dissimulado, sei que vai faze-la sofrer, mas foi o destino que ela escolheu para proteger a família da falência. Ele pensava descendo no cavalo em frente da casa Grande e ficando feliz por ver o padrinho bem e disposto após passar vários dias deitado em seus cama sem forças para nada.
_______Padrinho Folgo em ve-lo tão bem disposto. Ele falou se aproximando.
______Acordei melhor meu filho. Ele falou indicando um lugar do seu lado no Banco para se sentar.
______Juliana ouvia tudo de trás de uma pilastra.
______Vou chamar um advogado da capital para mudar o meu testamento. Ele falou despreocupado.
______Como assim padrinho-----Eu perguntei sem entender nada.
______Quero que você também seja incluído  como meu herdeiro, pretendo lhe deixar metade de tudo que tenho. Ele falou.
Juliana saiu dela e voltou para o seu quarto estava furiosa então a sua suspeita sobre aquele maldito agregado, estava certa ele era o verdadeiro filho dele ,o único o senhor meu marido não pode descobrir que Inácio não é  seu filho que eu me deitei com aquele inglês que veio conhecer a nossa Fazenda, eu era uma jovem tola e ingênua cai na conversa dele que me seduziu com seu verniz de aristocrata inglês .
Foi naquela noite que eu fiquei grávida do meu filho, sempre amei meu marido, mas sabia que ele era apaixonado pela maldita negra a mucama de sua mãe a tal Esperança.
Não tive escrúpulos para me livrar dela, mandei aquele maldito capitão do mato se livrar dela e do filho que esperava, mas pelo visto o maldito não cumpriu sua palavra e poupou a vida do menino.
Maldito seja Bernardo. Ela pensava furiosa.

Em Paris no salão de baile ,Natália estava aliviada porque até agora tinha conseguido evitar o marido em sua cama.
Agradecia por saber que a viagem estava acabando.
Aquela era a sua última noite em Paris.
Eu precisava respirar um pouco de ar puro e fui a uma das sacadas estava destruída quando vi aquela mulher  que apesar de negra estava vestida com roupas finíssimas.
_____A moça é  brasileira pelo que soube.
______De certo que sim ,  isto mesmo ,sou da Vila do Engelho ,uma província de São Paulo. Natália falou estranhando que uma negra fosse tão fina e elegante.
______Sei que vosmece como tantas outras pessoas que estão presentes nesta festa fiquem se perguntando como uma negra como eu pode estar neste baile de galã.
______Sou a condesa de Vicenza.
_____Esperança De Vicenza e vosmece?

______Natália senhora. Eu falei.
Eu estou aflita ela é  do mesmo vilarejo onde meu filho foi deixado ,por aquele capital do mato ,o homem prometeu que não faria mal ao seu pequeno que tinha nascido branco com o pai, fora bem linda a nossa história de amor ,apesar de proibida ele era o filho do meu senhor.
Aquele fazendeiro cruel e sem sentimentos ,me lembro de como foi a nossa paixão.
Ele prometeu me amar para sempre que tola eu fui por acreditar em tal bonitas palavras eu e pouco tinha de verdades eram floreios vazios. Eu pensava perguntando.
_____Vosmece conhece a família do senhor de terras Emiliano?
_____És  o meu sogro. Eu falei.
_____Se casou com qual dos filhos dele? ,-----Eu perguntei, -pois acreditei a vida inteira que ele tivesse criado o meu filho como sendo dele afinal a criança era branca como ele, apesar de ter o meu sangue negro nas veias. Eu pensava olhando para ela.
_____Na verdade ele tem só  um filho Inácio, mas tem um afilhado, a quem ele estima muito ,eu falei me lembrando de Bernardo.
_____Qual é  o nome deste afilhado? -----Ela perguntou tensa.
______É  Bernardo senhora ,ele foi deixado na porta da casa Grande. Ela falou.
Bernardo não posso acreditar é  meu menino meu filho. Eu pensava sem parar aflita com aquela descoberta.

_____Se me der licença preciso ir meu marido está me esperando. Eu falei vendo Inácio com cara de poucos amigos.
______Quem era aquela negra com roupas de nobres? -----Ele perguntou cheio de preconceito.
_____É  casada com um conde italiano apesar de ser negra é  livre e tem muitas posses. Eu falei brava com o jeito dele se referir a tal mulher.
_____Melhor voltarmos para casa. Ele falou.
Eu estranhei esse súbito desejo de ir embora do baile que agora estava em seu auge.
Eu gostava de estar no meio de tantos nobres e sem ter a incomoda companhia dele ,porque eu ainda tinha receio de que ele tentasse me fazer sua mulher.
Não  posso permitir que ele toque em mim, uma coisa é  sacrificar a minha liberdade para estar com ele outra muito diferente é deixar que ele coloque suas mãos sujas em mim.
Quando voltar a me deitar com um homem será por amor e meu amor é  o doutor Bernardo sempre será, gosto de ficar rememorando nossos incansáveis passeios a beira do Rio seu sorriso os seus beijos como sentia a falta dele.
Não era fácil para mim estar casada com um homem a quem desprezo com todo meu ser e viver sonhando com o homem que eu amo.
Como será que vai ser o nosso reencontro quando voltar para a Vila do Engelho Novo e tiver que viver sobre o mesmo teto que ele, vai ser um suplício para mim cada instante que tiver que passar em sua presença naquela fazenda..................

Queridos leitores capítulo novo saindo espero que gostem comentem e deixem votos beijossssss

O Escravo Onde as histórias ganham vida. Descobre agora