Simplesmente Tita ☕

105 17 4
                                    

Autor: Simplesmente_Tita

Categoria: Ficção Adolescente

Sinopse: Sonhos, caramelos, amarelinhas, balões, pipoca com guaraná, balinhas de coco, pula corda, pique-esconde. Eis que a infância geralmente é uma fase da vida que costuma deixar muita saudade e que toda regra tem sua exceção.

Renata Muriel Neves Linhares, popularmente conhecida por Tita, é filha de pais separados e cresceu acompanhando um silencioso conflito entre ambos, dividindo-se entre o carinho de Félix e o autoritarismo metódico de Meire. Convivendo apenas na presença de adultos, mal esperava a hora de ingressar na escola primária para fazer amizades, porém suas expectativas pueris caíram por terra logo no primeiro dia de aula.

Tita não é bem acolhida pela turma e passa a ser o alvo predileto de Cássia Reis, vivendo episódios dramáticos de discriminação, rejeição e exclusão, os quais não conhecia por bullying porque ainda estamos em meados dos anos 1990, quando pouco se falava sobre esse assunto tão tabu e ao mesmo tempo tão arraigado a nossa cultura.

Desde cedo o sofrimento e as frustrações fazem parte da vida de Tita, mas ela está longe de desacreditar em dias melhores. Seus olhos brilhantes mantêm acesa a chama da esperança de quem não perde a fé de viver o seu próprio final feliz.

Prepare-se para ser cativado por Tita, a doce menina dos olhos de jabuticaba! Embarque nessa emocionante aventura, você nunca mais será o mesmo!

Status: Completo

Opinião: Já começo dizendo que amei o fato do livro contar a infância da personagem Tita, que é um amor de pessoa e eu queria colocar em um potinho já na sinopse super cativante, e também, falar do bullying que já afetou e ainda afeta tanta gente. É uma atitude ousada, mas importante e já admiro a autora por isso e também pela sensibilidade em tratar o assunto. É também visível o cuidado e carinho que ela tem pela obra nos capitulos de introdução que, pela primeira vez, não considerei chatos ou desnecessários e, na verdade, considerei eles bem necessários.

Tita é uma personagem simples, porém, complexa ao meu ver de uma forma instigante. Somos apresentados primeiramente a história de como Tita está neste mundo (ou melhor, no mundo do livro, vocês entenderam) e a simplicidade do casal não soa forçada e sim, realista. Sem contar a inteligência e personalidade de Tita que posso dizer avançados para sua pouca idade, mas ao mesmo tempo é algo que não soa questionável nem para a mais chatas das pessoas (ou seja, quem vos fala). Posso dizer que a personalidade dela e também, parte da sua história chega a ser algo que não somente eu como quem dar uma chance para uma obra narrada por uma criança e que mesmo assim possui um ótimo português, identificável. Em vários momentos me peguei lendo um paragráfo, rindo (ou então, cabisbaixa) e pensando "Isso aconteceu comigo" ou "Eu era assim" e também "Isso foi semelhante a algo que aconteceu" e é uma sensação ótima mesmo que essa relação seja feita em momentos de tristeza pois mostra humanidade.

Você também já irá começar a desgostar personagens que pelo andar da carruagem deveríamos ter amado ou então, tentar ajudar para que não cresça como uma pessoa horrível. Para ser sincera, apenas um personagem considerei odioso e não citarei nomes para que sintam tudo pela primeira vez. Eu também diria que, em certos momentos, em quis chorar. Simplesmente Tita mexeu comigo de uma forma inimaginável.

Diria que para alguém que queira sair um pouco do já comum das leituras Wattpadianas e quer algo mais suave, mas ao mesmo tempo que lhe faça sentir diversas emoções (e olha, emoções que raramente sentimos lendo qualquer tipo de livro), diria que Simplesmente Tita é uma escolha maravilhosa. Com uma personagem que tem a inocência em sua essência verdadeiramente e apesar da pouca idade guia a história com maestria e também, com um assunto sério tratado de forma que não te ofende, mas te faz refletir ao mesmo tempo que isso não afeta sua leitura de forma alguma.

Recomendo, na verdade, Simplesmente Tita para todo mundo! É um livro que merece ser lido e tratado como uma preciosidade.

Notas:

Enredo: 2,5

Gramática: 2,5 

Personagens: 2,5

Criatividade: 2,5 

Total: 10

Divulgação Feita Por: tolveo

SOS Divulgação - Vol. 3Onde as histórias ganham vida. Descobre agora