Entrevista - Camila Lago

34 6 3
                                                  

Saudações, galera!!!

Dando sequência à nossa série de entrevistas, trazemos pra vocês a Camila Lago (@CLBarros090), cujo conto, Vira-Porco, ficou em terceiro lugar no Brasil em Letras! Vamos conhecê-la melhor?

Há quanto tempo escreve, e há quanto tempo entrou no Wattpad?

Comecei a escrever aos onze anos, quando fiz minha primeira poesia. Mas somente em 2016 compilei todas as minhas poesias, escritas entre os anos 2001 a 2014, em um livro. Foi o ano que descobri também a plataforma Wattpad, por indicação de grupos literários no Facebook. Hoje tenho 3 livros publicados de forma independente (um livro de poesia, um livro infantil e um estudo sobre poética do sagrado). Também, claro, há alguns projetos em andamento, um romance fantástico inacabado e um livro de contos ainda sendo compilado, os quais pretendo terminar de editar ainda este ano.

Já no Wattpad, disponibilizei meu livro infantil para leitura completa, além de dois pequenos livros de poesias inéditas e outro de contos avulsos.

Como foi a construção do conto sobre o Vira-Porco?

O vira-porco sempre foi uma lenda muito presente no meu círculo familiar. Quando eu era criança, minha família morou em um bairro onde um de nossos vizinhos era famoso por "virar porco". Houve um episódio inexplicável, que meus pais contam até hoje, que foi a morte de nosso cachorro Kim. Um animal, semelhante a um porco, o atacou à noite e ele morreu inchado e com insuficiência respiratória. E detalhe: ninguém por ali criava porcos. Uma situação muito estranha, de fato, mas que me serviu de inspiração para a criação do conto.

Quais são suas referências literárias?

Minhas referências literárias foram (e são) principalmente obras nacionais. Aos treze anos já lia Machado de Assis e José de Alencar sem ser obrigada (risos). Entram nesse rol também a Raquel de Queiroz, Cecília Meireles, Aluísio de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fernando Sabino, dentre outros. É algo que me segue até hoje, e procuro sempre conhecer novos nomes de nossa literatura. Já com o universo fantástico, meus primeiros contatos foram através de autores estrangeiros, como Poe e Kafka. Havia também a Coleção Vaga-lume, uma coleção de livros incríveis que era distribuída nas bibliotecas escolares. Foi ela que me apresentou autores nacionais e estrangeiros que se enveredavam por essas temáticas mais sombrias. Devo deixar meu muito obrigada às professoras incríveis de literatura que tive. Nesse quesito, a iniciativa da escola e dos professores é muito importante para a formação de jovens leitores.

O que achou de sua participação no concurso do Semear?

Achei incrível! Esse enfoque em temáticas regionais foi algo surpreendente e que me chamou atenção desde o primeiro momento. A conquista do terceiro lugar com o "Vira-porco" me deixou imensamente feliz e com a sensação de que estou trilhando o caminho certo. Claro que ainda preciso desenvolver bastante a minha escrita, acho que é algo que os escritores devem sempre buscar, pois nunca estamos satisfeitos com o resultado. E digo isso porque esta foi a primeira vez que ganhei um lugar no pódio em um concurso literário, geralmente não ganho nem balinha em raspadinha (risos). Desta forma, aprendi que perseverança, a busca por aprimoramento constante e a leitura incessante devem ser hábitos presentes na vida de qualquer autor. Muito obrigada à organização do Concurso Semear, que se mostrou muito justa e séria. Muito obrigada por esta oportunidade. Deve ter sido muito difícil escolher apenas três contos vencedores dentre tantos outros incríveis e maravilhosos. Que venham outras edições!  

 Que venham outras edições!  

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Obras da Camila:

# Livros físicos e/ou ebooks disponíveis no Clube de Autores, Cultura, Amazon, Americanas, Submarino e Estante Virtual:

1. Aventuras coloridas no Reino de Algodão (infantil)
2. Pétalas de poesia (poesia)
3. A poética do sagrado amazônico [...] (análise literária)
4. Vira-porco (Conto, em ebook na Amazon)

 # Livros online disponíveis no Wattpad: 

1. Aventuras coloridas no Reino de Algodão (infantil/completo)
2. Palavras Sazonais: Poesia
3. Palavras Sazonais: Contos e crônicas
4. Vira-porco (Conto completo)

Muito obrigado à Camila! Continue conosco, em 2018 teremos mais concursos. Sucesso na vida pessoal e profissional! :)

Continua...
1º Concurso Semear - Brasil em Letras
Última atualização: Feb 07, 2018
1º Concurso Semear - Brasil em LetrasOnde as histórias ganham vida. Descobre agora