25. Vocabulário (**)

2.8K 215 11

É importante diversificar as palavras que utilizamos num livro. Se estivermos sempre a escrever as mesmas coisas, os leitores acabaram, fatalmente, por se cansar.

Um erro comum: quando há um diálogo a personagem ou diz ou pergunta ou responde. Há mais formas de expressão, essas são básicas e até dispensáveis na maioria dos casos. A personagem pode esclarecer, pode ripostar, pode pronunciar-se, pode proferir, pode exclamar, pode declarar... Não faltam formas de substituir o "disse".

Enriqueçam o vosso vocabulário, em vez de dizerem "bonito" digam "magnífico", entendem? Os sinónimos são desejados! Desafio-vos a lerem em voz alta os vossos trabalhos e verão que em termos sonoros, quando se repetem muitas palavras, nada soará bem.

Sejam originais, brinquem com as palavras, elas existem para serem manuseadas!

Um vocabulário básico e simples não pertence à literatura, por isso digam BASTA e comecem a ter um dicionário ao vosso lado quando estão a escrever.

Eu uso um daqueles grandalhões, mas também existe um bom dicionário online para quem não quer comprar: priberam (lá estou eu a fazer publicidade), que da tanto para o português de Portugal como para o do Brasil.

Espero ter-vos sido útil borboletas, até à próxima dica :)

Guia (quase de ouro) Para Um Bom LivroLeia esta história GRATUITAMENTE!