Introdução

209 41 4


Um gênero que atrai milhares de leitores, de 8 a 80 anos de idade, que instiga os sentidos e prende à leitura é o suspense. Segundo o pensador francês Roland Barthes, o leitor sente prazer com um texto, dentre outras razões, porque ele é impelido para frente durante a leitura, que, presa à "ordem do suspense", provoca um prazer "visivelmente ligado à observação do que se desenrola e ao desvendamento do que está escondido"1.

O sucesso desse enredo é tão grande que, da literatura, partiu-se para as telas de cinema com "As Aventuras de Sherlock Holmes", "007", etc.; para os seriados de TV como "CSI", "Desaparecidos".; para os jogos de tabuleiro como "Detetive", "Scotland Yard", etc; e até mesmo para jogos de roda.

Sem dúvida se trata de um dos gêneros preferido das pessoas. Basta ver o tipo de programação de televisão a que procuram, as notícias dos jornais, da internet, o que mantém o indivíduo acompanhando determinada série, filme ou novela... O suspense move o ser humano liberando hormônios como a adrenalina com tanta ou mais frequência do que em uma atividade física. Claro que não são somente de hormônios e feromônios que vivemos, mas a vida se torna bem mais interessante se tivermos mistérios a ser desvendados nela, concordam?

Este conjunto de obras tem por objetivo apresentar a história do gênero suspense envolvendo os temas que se referem ao mistério, enigma, policial e fantástico, também como preparar um texto referente tendo a premissa de incentivar ou melhorar a leitura e escrita de determinado gênero.

1 - BARTHES,Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004t

Como Criar Uma Narrativa de EnigmaLeia esta história GRATUITAMENTE!