Exercícios #24 - Desafio contra a Procrastinação

473 61 69






Você já olhou para o seu texto e pensou no tanto que falta para ele ficar pronto, para se tornar um bom livro? Já ficou paralisado com a distância que seu texto precisa percorrer para ficar do jeito que você imaginava na sua cabeça? Já bateu aquele medo de não conseguir deixar a sua história boa o suficiente?

Aposto que sim. E aposto também que junto veio desânimo e incertezas, que desencadeiam na procrastinação.

Quando a procrastinação bate, é difícil vencê-la e escrever. Você questiona cada palavra que escreve. Talvez, até as apague. E você questiona, sobretudo, a terrível ideia de buscar o sonho de se tornar um escritor.

Para quem gosta/lembra de física, a procrastinação é a própria inércia. E é preciso de muito esforço para sair dela.

Mas existe um caminho bem definido (nunca fácil) para romper a procrastinar: Força aplicada no movimento ou foco e disciplina.

A concentração (foco) é importante para você parar de questionar, a todo momento, a assertividade das suas decisões. Se você parar de escrever toda hora que algo não está certo na sua vida ou na sua literatura, simplesmente, não sobra nem tempo, nem concentração, para a sua história. Então, seja focado. Concentre os questionamentos fora da hora de escrever. Novas ideias e mudanças propostas sobre o que já foi escrito, anote em um caderno e siga adiante com a sua história.

A disciplina é a base para construir um hábito. E todos precisamos do hábito de escrever. Separe um momento só para a escrita, não importa o que aconteça no seu dia. Com o tempo, você vai aprender a ficar concentrado na escrita durante aquele período.

Por isso, eu proponho o seguinte acordo: a partir de segunda-feira, vamos reservar uma hora diária para a escrita. Nesse tempo, você não pode fazer nada além de escrever. Se você se desconcentrar, o tempo da escrita para de contar. Fique até completar 60 minutos somente dedicados ao exercício da escrita. E tem que ser todo o dia. Mesmo se você ficar com pouco tempo para dormir. Mesmo se você dormir sobre o computador.

No início, você vai demorar para se concentrar, vai perder tempo com facebook e youtube. Mas, cada dia que completar o exercício você estará mais perto do hábito de escrever. Além disso, escrever fica mais fácil e mais prazeroso.

E aí, você topa?



***

A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.

GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora