O melhor dia de Clark

49 10 11
                                    


Renan Rondon


Meu nome é Clark. Trabalho na loja de itens na pacata cidade de Paderre. Vendo itens gerais para qualquer necessitado: poções, flechas, armas básicas, materiais de consumo e de criação. Um atendente de loja é a melhor profissão que conseguimos por aqui, até o governante da cidadezinha não tem tanto prestígio como eu, visto que ele tem mais pulgas na cama do que afazeres. Paderre fica completamente fora de qualquer rota, dificilmente tenho mais de 3 clientes por dia.

Minha vida mudou quando recebi uma carta hoje de manhã, dizendo que fui transferido para a loja de itens de Antelia, a capital de nosso reino. Praticamente vou trocar uma vida de sossego por uma de loucura, contra a minha vontade.

Para quem não está familiarizado com essa política das lojas, uma só pessoa é dona de todo o complexo de lojas de itens do reino, então quando um funcionário de uma grande cidade morre ou sai por eventual motivo, o dono dessa franquia de lojas coloca em seu lugar um funcionário de cidade pequena, ao invés de depositar sua confiança em um recém-contratado. O monopólio dessa franquia é muito forte, a ponto do rei proibir que outras pessoas abram lojas de itens e ganhem dinheiro. Não é de se assustar que o mesmo produto custe o mesmo valor em qualquer cidade, pois assim o necessitado acaba tendo que comprar aonde quer que esteja. O máximo que fazemos é vender alguns itens específicos em cidades de alta demanda, para incentivar o turismo local.

Certo dia tive a oportunidade de conhecer o atendente de Mystvar, a cidade dos magos. Ele me contou que vendem alguns orbes de magia exclusivos na loja de lá, para que as pessoas sejam obrigadas a usar o serviço de transporte marítimo estatal do reino e arrecadar um bocado de ouro para a coroa a cada viagem. O problema é que o plano do rei acabou dando errado, vários aventureiros decidiram boicotar o serviço de navios, e aprender antecipadamente (a um certo preço) a magia de teletransporte. Bastavam algumas palavras e "Poof!", a pessoa aparecia no centro da cidade desejada, e o pobre do navegador ganhava cada vez menos clientes.

Eis que me pego fazendo a mudança para Antelia. Consegui uma casa decente na periferia da cidade, bem longe da loja, que fica no centro. Minha família veio comigo, tenho uma mulher e um filho. Minha esposa atualmente parou com os serviços de limpeza, pois está esperando nosso segundo filho, que deve nascer dentro de umas 3 semanas. No primeiro dia de trabalho, eu estava bem nervoso.

- Mas já vai trabalhar, amor? - disse minha esposa, enquanto preparava o café da manhã.

- Aqui em Antelia abrimos duas horas mais cedo, esqueci de te avisar. Ainda tenho que averiguar o estoque.

Nosso estoque é devidamente conferido uma vez a cada semana. O carregador chega com quantidades abundantes de cada produto a cada viagem, a fim de que não percamos clientes por falta de estoque. Até hoje nenhum aventureiro reclamou que seu item estava em falta em nossas lojas.

Chegando lá, me deparo com quantidades enormes de cada um dos itens, facilmente umas vinte vezes mais do que eu estava acostumado. O dinheiro para troco estava em excesso, eu teria que me cuidar para não fazer besteira e dar moedas a mais. Felizmente cada atendente é devidamente treinado e nunca tivemos casos de troco errado, nem para mais, nem para menos. Somos partes importantes do sistema, por mais que ninguém nos dê bola.

Depois de tudo arrumado em suas devidas prateleiras, eu ligo a música e me preparo para abrir a loja. Você vai achar isso estranho, mas nós tocamos a mesma música em cada loja do reino, e a todo momento em que a loja estiver aberta, a fim de garantir uma identidade própria para nossos clientes, e incentivá-los a comprar.

Ecos 9Onde as histórias ganham vida. Descobre agora