Lição 3: como escrever

115K 14.3K 3.6K
  • Dedicado a Talita Palonne
                                    


LIÇÃO 3: Como escrever


Antes de mais nada, se orgulhe do que você faz. Já ouvi muita gente dizendo que não gosta do que escreve. Se você diz isso, me diga: como os outros vão gostar?

Assim como na vida a gente amadurece, um escritor está sempre aperfeiçoando seu talento. Então se você ler coisas que escreveu há alguns anos, provavelmente vai pensar: "Que *$!#&@ é essa que eu escrevi?!", mas faz parte. Você nunca vai chegar no desenho perfeito sem apagar e rabiscar várias vezes. Então curta o seu momento e escreva!!


Em segundo lugar, não ouça aquelas pessoas que dizem "Escreva o que o público quer. Se eles gostam de histórias de vampiro, escreva uma história de vampiro". Não faça isso consigo mesmo! Escreva aquilo que você gosta, aquilo que quer! Um livro vindo do seu coração (ou neste caso, da sua imaginação) é muito melhor do que um que você escreve tentando agradar um público. Você nunca vai agradar todo mundo! Tendo isso em mente, saiba que existem leitores para todos os gêneros, e é por isso que tanto vampiros como dragões e guerreiros fazem sucesso.

Outra coisa muito importante é: não cometa erros de português. É difícil, e talvez você vai cometer pelo menos um erro. O que você pode fazer para evitar é: escreva primeiro no word e depois passe pra cá, assim minimiza suas chances de cometer erros, o que vai entediando o leitor.


Além disso, não aconselho a você escrever e ir postando aqui, assim, direto. Meu conselho é: antes de começar a publicar, escreva pelo menos uns oito capítulos. Assim você evita cometer erros de coesão e os seus leitores não sofrem com mudanças a todo momento. Quando eu escrevia As Lendas de Saas, reli o livro umas 15 vezes e mudei umas 20! kkk Ter um roteiro com suas ideias pode ser algo muito útil =]

Por fim, quero dizer que você tem uma personalidade como escritor. Todo mundo tem um jeito de ser e falar, e como escritor você tem um jeito de escrever que só você sabe! E é por isso que quando lemos um livro da Meg Cabot, não tem como não saber que foi ela que escreveu aquilo, porque é a cara dela! Por isso não tente ser igual a um escritor que você admira, seja você mesmo!


Fim da Lição 3



COMO SER POPULAR NO WATTPAD | GuiaOnde as histórias ganham vida. Descobre agora