Diversos #30 - 3 livros e 3 filmes para 1 livro

450 64 41







O hábito de escolher três livros e três filmes como referência começou de forma inconsciente. Eu tinha terminado a primeira versão de O Segundo Caçador e, na primeira leitura, achei o texto superficial e lento, com descrições e cenas superficiais. Consequentemente, os leitores beta não estavam se conectando com a história.

Eu não sabia como resolver. Pesquisei na internet e não achei nada que me ajudasse. Então, deixei o texto descansar por um mês. Usei o tempo para ler um livro que eu estava guardando a um tempo. O livro foi Red Rising (Fúria vermelha) de . O texto é intenso e introspectivo e cheio de reviravoltas. Uma aula sobre ritmo. Me ajudou muito a acelerar a trama.

Eu fiz alguns testes e gostei da velocidade das cenas, mas não da velocidade da linguagem - das frases. Por isso, deixei o livro descansando enquanto lia Ed Mort do Veríssimo. Foi ele que me ensinou a importância das frases curtas para o dinamismo da cena. Até hoje é melhor aula sobre ritmo que eu tive.

Fiz mais testes e gostei do que escrevia. Mas ainda faltava verossimilhança nas cenas de violência - que são uma parte importante da trama. Então, parti para os filmes. Reservei uma semana para ver o máximo de filmes violentos que pude - com destaque para o cinema coreano.

Foi uma semana quase traumatizante. Mas, saindo dela, eu tinha o que precisava e não fiz mais testes para acreditar no texto.

Não tenho dúvidas que sem esse trabalho de "pesquisa" o meu livro não teria ficado bom - muito menos ganhado o prêmio.

Nos dois romances seguintes, um eu escrevi sem e o outro sem essa preparação. O sem a leitura prévia, não deu certo e ainda hoje tento consertá-lo. O outro, fluiu com uma tranquilidade incrível e é, sem dúvidas, o meu melhor texto.


PREPARAÇÂO

Um romance é fruto de uma dedicação extensiva e entrega intensa. Por isso, eu proponho uma pequena preparação antes de escrevê-lo. Leia três livros e assista três filmes. A minha sugestão é que vocês escolha da seguinte forma:


LIVROS

- Busque um texto que acerta em algo que a sua escrita é frágil.

- Um livro com enredo estruturado de maneira similar à que você pretende usar.

- Um livro que te sirva de pesquisa.

- Escolha esses livros de gêneros diferentes.


FIMES

- Filmes de temáticas afins, mas abordagens diferentes.

- Filmes de enredo semelhante à história que você quer contar.


Pode parecer banal, mas fez toda a diferença para mim. Espero que ajudem vocês também.

E, na pior das hipóteses, você aproveita a vida lendo três livros e assistindo três filmes !!!



***

A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.

GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora