CAPÍTULO IV

9K 418 38
                                    

A Idéia Fixa

A minha idéia, depois de tantas cabriolas, constituíra-se idéia fixa. Deus te livre, leitor, de uma idéia fixa; antes um argueiro, antes uma trave no olho. Vê o Cavour; foi a idéia fixa da unidade italiana que o matou. Verdade é que Bismarck não morreu; mas cumpre advertir que a natureza é uma grande caprichosa e a história uma eterna loureira. Por exemplo, Suetônio deu-nos um Cláudio, que era um "verdadeiro banana", — ou "uma abóbora" como lhe chamou Sêneca, e um Tito, que mereceu ser as delícias de Roma. Veio modernamente um professor e achou meio de demonstrar que ambos esses conceitos eram errôneos e abstrusos, e que dos dois césares, o delicioso, o verdadeiramente delicioso, foi o "abóbora" de Sêneca. E tu, madame Lucrécia, flor dos Bórgias, se um poeta te pintou como a Messalina católica, apareceu um Gregorovius incrédulo que te apagou muito essa qualidade, e, se não vieste a lírio, também não ficaste pântano. Eu deixo-me estar entre o poeta e o sábio.

Viva pois a história, a volúvel história que dá para tudo; e, tomando à idéia fixa, direi que é ela a que faz os varões fortes e os doidos; a idéia móbil, vaga ou furta-cor é a que faz os Cláudios, — formula Suetônio.

Era fixa a minha idéia, fixa como... Não me ocorre nada que seja assaz fixo nesse mundo: talvez a lua, talvez as pirâmides do Egito, talvez a finada dieta germânica. Veja o leitor a comparação que melhor lhe quadrar, veja-a e não esteja daí a torcer-me o nariz, só porque ainda não chegamos à parte narrativa destas memórias. Lá iremos. Creio que prefere a anedota à reflexão, como os outros leitores, seus confrades, e acho que faz muito bem. Pois lá iremos. Todavia, importa dizer que este livro é escrito com pachorra, com a pachorra de um homem já desafrontado da brevidade do século, obra supinamente filosófica, de uma filosofia desigual, agora austera, logo brincalhona, coisa que não edifica nem destrói, não inflama nem regela, e é todavia mais do que passatempo e menos do que apostolado.

Vamos lá; retifique o seu nariz, e tornemos ao emplasto. Deixemos a história com os seus caprichos de dama elegante.

Nenhumde nós pelejou a batalha de Salamina; nenhum escreveu a confissão de Augsburgo;pela minha parte, se alguma vez me lembro de Cromwell, é só pela idéia de queSua Alteza, com a mesma mão que trancara o parlamento, teria imposto aos ingleseso emplasto Brás Cubas. Não se riam dessa vitória comum da farmácia e dopuritanismo. Quem não sabe que ao pé de cada bandeira grande, pública,ostensiva, há muitas vezes várias outras bandeiras modestamente particulares,que se hasteiam e flutuam à sombra daquela, com ela caem e não poucas vezes lhesobrelevam? Mal comparando, é como a arraia-miúda, que se acolhia à sombra docastelo-feudal; caiu este e a arraia ficou. Verdade é que se fez graúda ecastelã... Não, a comparação não presta.

Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)Onde as histórias ganham vida. Descobre agora