Editoras #12 - 7 caminhos para a publicação

355 47 0






Existem basicamente 7 formas para ser publicado:


Pilha de originais: Você envia o seu livro sem que ele tenha sido solicitado. As chances de ser lido na pilha são muito pequenas, de ser escolhido são muito menores.

Prêmio para revelar escritores: Existem poucos prêmios literários deste tipo no brasil, consequentemente, a concorrência é altíssima. Ainda assim, o livro seu será lido, ainda que parcialmente. Consulte os concursos abertos e programados no Blog Concursos Literários e se inscreva em todos que puder.

Coletivos, zines e antologias: Publicam contos, crônicas e poemas. Ajudam na construção de um currículo de escritor. É um caminho lento, mas cada publicação eleva a sua relevância para o mercado. Aconselho mesmo para os que tenham interesse exclusivo em romances.

Auto publicação: Com pouquíssimos casos de sucesso, costumam levar embora, junto com o dinheiro dos escritores iniciantes, seus sonhos com a escrita. Vou publicar em alguns dias um capítulo exclusivo sobre este assunto. Enquanto isso, apenas espere. Acredite em mim, eles vão esperar o quanto você quiser.

Agentes literários: Atividade pouco desenvolvida no Brasil. Além de contar com poucos profissionais, não são todos que aceitam originais de autores desconhecidos. Há ainda os profissionais que fingem ser agente para cobrar por serviços editoriais. Mas quando agenciado por um bom profissional, as suas chances de publicação aumentam consideravelmente.

Olheiro: O escritor é escolhido pela repercussão do seu trabalho e pelo tamanho do seu público. É uma forma cada vez mais comum aqui e já acontece há alguns anos no exterior. No Brasil, ganhou fôlego no ano passado (2016) e está, cada vez mais, interessado no Wattpad Brasil. O olheiro pode ser tanto um agente quanto um editor.

Indicação: A indicação por um escritor da casa é, de longe, a forma mais eficiente de entrar para uma editora. Quanto mais seletivo for esse escritor, mais impacto terá a sua indicação. Por isso, vá à eventos, faça cursos e desenvolva a sua network (rede de contatos). Mas não espere que escritores estabelecidos lerão o seu livro só porque você é insistente. Saiba estabelecer bons contatos de admiração sincera. Então, um dia, esse seu contato pode te ler, e quem sabe, te indicar.


OBS.1: Continue enviando os seus originais para as editoras, mas aposte nos outros caminhos também.

OBS.2: Aceite a importância da network. Mesmo que não seja a forma mais justa para um candidato, ainda é uma forma fácil e barata de evitar riscos para o selecionador. Por isso, é uma forma tão disseminada de triagem.



***
A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.

GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora