Editoras #11 - Os 100 NÃOs

493 59 22







"Fiz 400 composições e bicos que me aproximavam dos artistas, das gravadoras, para oferecer as minhas músicas. Até que um dia mostrei "Majestade, o Sabiá", numa gravadora. Eles gostaram muito e resolveram gravar." Roberta Miranda

Parte de vocês é nova o suficiente para nunca ter ouvido falar na cantora Roberta Miranda, mas ela foi uma das sensações da década de 90 e até hoje é a quarta mulher que mais vendeu álbuns musicais no Brasil. E o relato dela traduz o esforço que todo artista, não só nós escritores, enfrentará até sucesso.


Para reforçar um pouco mais como esse caminho será tortuoso, seguem exemplos de escritores famosos e seus fracassos:

- William Golding teve seu O Senhor das Moscas rejeitado 20 vezes antes de ser publicado

- E o Vento Levou de Margaret Mitchell foi rejeitado 38 vezes

- O Diário de Anne Frank: rejeitado 15 vezes

- Carrie, a Estranha de Stephen King: rejeitado 30 vezes

- A Revolução dos Bichos de George Orwell foi rejeitado por que "não havia mercado para histórias de animais nos EUA"

- Duna de Frank Herbert: rejeitado 23 vezes

- Agatha Christie esperou 4 anos antes de ver seu 1º romance publicado

- Dubliners de James Joyce foi rejeitado 22 vezes antes de ser publicado


Vale atentar que, de forma geral, esses escritores já haviam sido rejeitados por seus contos e romances anteriores. E que muitos escritores escondem seus fracassos com vergonha. Mas não existe outra opção. O caminho para o sucesso é realmente pavimentado pelos fracassos. Cada um deles vai te levando para mais perto do sucesso. E se não desistir, você chegará lá.

Por isso, eu proponho que vocês colecionem seus NÃOs com carinho. Cada um deles é uma das pistas que você precisava para evoluir e alcançar o sucesso. Anote cada um deles em um caderno ou numa planilha de fracassos, com data, origem, tempo que você levou para superá-lo. Tudo o que for importante. E espere o próximo com expectativa.

Quando você chegar ao Centésimo NÃO eu prometo que você olhará para trás com nostalgia e para frente com convicção!



***
A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.


GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora