Apresentação

3.7K 86 10
                                    

Estimadas irmãs e estimados irmãos, que Jesus, o nosso Amigo incondicional, nos abençoe sempre.

Antes de apresentar esta obra, sinto-me na obrigação de informar, para aqueles que dela fizerem uso, uma questão bastante relevante e necessária.

Ao por no papel os assuntos aqui expostos, fui movido por um único propósito: o de tentar colaborar com a Doutrina Espírita. Primeiro, por amá-la profundamente, depois, como forma de gratidão.

Jamais, em momento algum, quando da elaboração deste singelo trabalho, tive a pretensão de me considerar um escritor.

Certa vez, brincando com uma amiga que me atribuiu essa denominação - que reconheço não merecer -, eu disse que me considerava, e com muita satisfação, um mero Ajudante do Auxiliar do Assistente do Secretário do Assessor do Escritor. E isso com muito orgulho!

Quem sabe, como diriam os Espíritos amigos, num dia que não está longe nem perto, eu consiga, no mínimo, me aproximar de ser um verdadeiro escritor.

Mas isto, só Deus poderá saber, e não tenho esse tipo de preocupação.

***

Outra consideração, também de grande importância, é preciso ser aqui exposta: a de que, em boa parte deste livro, muitos textos colhidos das obras básicas; das obras complementares; e de outras mais, que juntas, formam a estrutura doutrinária do Espiritismo, foram aqui transcritas, e por um motivo simples: Não tenho a intenção de reinventar a roda. Não há necessidade disso.

 Nosso objetivo é fornecer conhecimentos sobre a Doutrina, e não expor nossa opinião sobre ela.

Além do mais, as obras que fazem parte de nossas pesquisas, e que foram aqui incluídas, são excelentes para compreensão de todos os que se interessarem em conhecer o Espiritismo. Assim, acredito que o leitor entenderá nossa intenção.

 A ideia é que o livro apresente ao leitor, temas básicos sobre o Espiritismo, de forma progressiva, os quais foram selecionados em várias outras obras.

***

Todos os dias, nas casas espíritas, aporta uma quantidade regular de irmãos interessados no conhecimento do Espiritismo.

Curiosos uns, desesperados outros, enfermos aqueloutros, porém, todos eles, de uma forma geral, carentes e necessitados da medicação Divina e salutar que só Jesus nos pode oferecer, e o Espiritismo, que é o Consolador prometido por Ele, possui os meios eficazes de atingir esse propósito através do esclarecimento.

Diante disso, nós, trabalhadores da seara do Cristo, devemos estar sempre preparados para recebê-los e melhor orientá-los e, para isto, precisamos de ferramentas adequadas ao trabalho.

No caso em apreço, a divulgação da Doutrina, seja através de palestras, seminários, cursos, estudos e, principalmente, por intermédio dos livros, deve sempre ser a meta principal de todas as casas espíritas, para que se possa atingir esse contento.

O esclarecimento do homem, acerca de Deus, de Suas leis, e de nossa relação com Ele, é o principal objetivo do Espiritismo, e acreditamos que quanto mais esclarecido ele for, melhor se tornará.

Daí o motivo que nos levou a desenvolver esta obra.

Quando procuramos uma casa espírita pela primeira vez, para tentarmos compreender  as coisas que passaram a nos atormentar e a nos deixar em situações de dores e sofrimentos, na maioria das vezes, é porque já buscamos respostas em outros lugares e não conseguimos encontrá-las.

Primeiros Passos na Doutrina Espírita - Volume IOnde as histórias ganham vida. Descobre agora