Diversos #27 - Ficção em Tópicos

503 58 26






Se o GUIA tem ajudado vocês, primeiro eu tive que ser ajudado. Muita ajuda veio da leitura de livros de ficção, outro tanto do estudo de livros teóricos e mais outro só é alcançado escrevendo e errando e escrevendo de novo.

Mas uma parte importante veio da contribuição de blogs de literatura e roteiro no Brasil e no exterior. E um blog em especial contribuiu muito para a minha formação: Ficção em Tópicos de Diego Schutt. Abaixo eu resumo três posts que considero muito importantes (nos comentários eu deixo os links):


Estilo – Voz do escritor

Debate a busca pela originalidade – pela sua voz única de escritor – traçando um caminho interessante que atravessa o autoconhecimento, experimentação e riscos.


Será que tenho talento para escrever?

Discute a importância e o significado do talento para o escritor. Esse post ajuda a aliviar as inseguranças do escritor iniciante.


Conflito

Apresenta o conflito, a sua importância e os seus níveis.


De certa forma, Ficção em Tópicos é um concorrente do GUIA. Mas não posso deixar de indicar este material. Diego Schutt é uma pessoa muito qualificada e dedicada à literatura, criador do maior portal de teoria literária em português.

Nem sempre concordarei com ele, e é exatamente esse o grande benefício que vocês terão na leitura de ambos. Não existe verdade absoluta. Menos ainda na literatura.


OBS: Investir no inglês aumenta em muito o acesso às teorias literárias e de roteiro, e principalmente às discussões recentes sobre o mercado de livros americano – o maior e mais importante do mundo que com frequência dita as novas tendências da literatura mundial.


***

A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.

GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora