Pessoas que não fazem cocô

28 0 0

Quando você se encontra no seu caminho espiritual, conviver é um exercício. E entre tantas pessoas tem aquelas que não fazem cocô.

Já cheguei a sentir ódio por elas, mas hoje me divirto quando as encontro. A pessoa que não faz cocô é aquela que você jamais verá "desmontar". Ela não ri, não chora, não abraça, nunca parece estar falando a verdade e acredita que o mundo gira em torno de seu umbigo, de seu trabalho e de sua vida. É como se vivesse em um pedestal.

Ela pensa que você acredita que ela é o personagem que montou. Porque na verdade ela vive é sobre um queijinho daqueles de boate barata, se remexendo pra lá e pra cá na tentativa de chamar as atenções para si, agarrada a algum título, cargo, sobrenome, casamento ou tudo isso junto. Está desesperada e estilhaçada, mas não vai correr o risco de demonstrar e ser vista como humana.

Meus amores, acordem logo para a vida antes que morram e não a tenham vivido. Não estou querendo lhe impor o meu modo de vida, só chamar a atenção para verdades universais. Os títulos, os cargos, os sobrenomes, as relações nada são mais do que processos necessários para se viver na Terra, sendo a vida, os seres, a natureza, o amor o que mais importa.

Nada vai salvá-lo na dor ou na morte senão o amor. E amor sem limite, sem regra, sem destino. Só amor. Esqueça do trabalho quando sair da empresa. Olhe mais as pessoas. Passeie com seu filho, cachorro. Olhe os pássaros. Pare. Olhe-se. Ouça-se. Pergunte-se se é feliz e onde a vida que leva vai levá-lo. Perdoe se eu desmontar tudo. Quando você se reconstruir não me agradeça.

As pessoas que não fazem cocô jamais confiam no outro. Mesmo na sua equipe de trabalho, família e no grupo de amigos elas vivem desconfiadas, "ligadas" para perceber qualquer tentativa de boicotá-la, ultrapassá-la, vencê-la. Também está sempre atenta para detectar possíveis complôs contra sua pessoa que ameace o seu cargo e o seu status.

E o que há de perigoso nisso é a crença de que a vida é aquele mundinho miúdo e medíocre onde a pessoa se instalou e acredita que seja o único. Mundos que em geral cheiram mal por conta das fezes guardadas nas bocas, já que eles não fazem cocô!

© Dan Porto

www.danporto.com

Viver e ajudar a ViverLeia esta história GRATUITAMENTE!