Diversos #24 - 10 frases #5

469 68 26










           

Mais alguns conselhos de profissionais experientes da escrita são preciosos. Abaixo, 10 deles:

1) ‎‎"O primeiro capítulo vende o livro. O último capítulo vende o próximo livro. " - Mickey Spillane.

2) ‎"Aprenda com o cinema. Seja econômico com descrições. Separe o detalhe revelador daquele que é sem vida. " - Rose Tremain.

3) "Um bom final deve ser decisivo, planejado e inevitável – mas ainda assim inesperado. " - Terry Rossio.

4) ‎‎‎‎‎‎‎"Não olhe o que escreveu até que você termine o rascunho de um texto inteiro, comece cada dia a partir da última frase que você escreveu no dia anterior. Isto evita aquele sentimento de medo e receio, e significa que você tem um volume de trabalho substancial antes de chegar ao verdadeiro trabalho que está todo na edição. " - Will Self.

5) "Para mim, o conflito mais excruciante é o conflito privado, as coisas dentro de nós que tentamos esconder de todo mundo, exceto talvez do leitor. " - Alison Espach.

6) "Quanto mais despreocupado e alegre o cenário, maior a emoção que você obtém com a introdução súbita de drama. " - Alfred Hitchcock.

7) "Você está paralisado por medo? Isso é um bom sinal. Medo é bom. Como insegurança, o medo é um indicador. O medo nos diz o que temos que fazer. Lembre-se de nossa regra de ouro: quanto mais assustados estamos de uma obra ou vocação, o mais certo podemos estar de que nós temos que fazê-la [acontecer]. A resistência é sentida como medo; o grau de medo equivale à força de resistência. Portanto, quanto mais medo sentimos sobre uma iniciativa específica, o mais certo podemos estar de que essa iniciativa é importante para nós e para o crescimento da nossa alma. " - Steven Pressfield.

8) "Cada hora que você gasta escrevendo é uma hora que NÃO passou se preocupando com a sua escrita. Todo dia que você escreve é um dia que NÃO gastou sentado em uma cafeteria, reclamando de que não escreve nada. " - Dennis Palumbo.

9) ‎"Pensa-se a partir do que se escreve e não o contrário. " - Louis Aragon.

10) ‎"Os primeiros rascunhos são explorações [...]. Não espere acertar [de primeira], basta tentar escrevê-los. Esperar demais de um primeiro rascunho traz frustração e decepção. Você escreve um primeiro esboço a fim de ter algo para revisar. Vai ser um fracasso. Os escritores são aqueles que não deixam esse fracasso detê-los. " - John Dufresne.


           

***

A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.

GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora