Diversos #23 - 10 frases #4

605 75 16













Alguns conselhos de profissionais experientes da escrita são preciosos. Abaixo, 10 deles:


1)    ‎‎‎‎‎‎"Você tem que estar disposto a contar apenas um episódio que represente a sua história, ao invés de tentar resumir a experiência completa [de um personagem] com generalizações abstratas. Acredite que seus leitores vão concluir o geral a partir do específico e não o contrário. [...] Dramatizar algo específico sempre resulta em ganho de credibilidade e impacto emocional. " - Jeff Sexton.

2)    ‎‎‎‎‎‎"Seus textos serão mais efetivos se você mostrar o que está acontecendo no presente momento ao invés de explicar o que acabou de acontecer. " - Steven James.

3)    ‎‎‎"Escreva na terceira pessoa, a não ser que uma voz realmente distintiva em primeira pessoa se ofereça irresistivelmente. " - Scott Myers.

4)    "Eis a melhor receita para um romance policial: o detetive nunca deve saber mais que o leitor. " - Agatha Christie.

5)    "Leitores precisam de 3 coisas para mantê-los virando a página: veracidade (ações com motivações realistas), intimidade (preocupação com os personagens) e tensão (não saber o que vai acontecer). " - Laura Whitcomb.

6)    ‎‎"Nunca use um verbo além de 'disse' para transmitir o diálogo. A linha de diálogo pertence ao personagem; o verbo é o escritor metendo o seu o nariz. Mas "disse" é muito menos invasivo do que 'resmungou', 'engasgou', 'advertiu', 'mentiu'. " - Elmore Leonard.

7)    "Gancho significa que algo importante está em jogo, e somos obrigados a aguardar o resultado no ponto de maior suspense da ação. Por isso ganchos são ótimos para terminar capítulos. " - Laura Whitcomb.

8)    "Tenha protagonistas perseguidos (por uma obsessão ou por um vilão) e perseguindo (ideia, objeto, pessoa, mistério). " - Michael Moorcock.

9)    "É decepcionante para um leitor chegar ao fim do livro apenas para perceber que os personagens e a sequência de eventos estão basicamente no mesmo ponto do início. [...] Finais são sobre mudança. Histórias de ficção são sobre a superação de grandes obstáculos, buscas e transformações. As mudanças podem não ser todas boas. A história pode ser perturbadora ou deprimente. Mas se nenhum dos personagens do livro aprendeu alguma coisa, e os desafios enfrentados no início permanecem estático e idêntico àqueles no final, a história pode parecer inútil, insatisfatória, e sem significado universal. " - Alan Rinzler.

10)  "Para mim, o conflito mais excruciante é o conflito privado, as coisas dentro de nós que tentamos esconder de todo mundo, exceto talvez do leitor. " - Alison Espach.


***

A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.

GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora