I. O Último Velho

42 3 3
                                    

Começava um novo dia de feira em Baltar. Em ocasiões como essa, a cidade era tomada por flâmulas coloridas, desfraldadas das janelas dos casarões mais nobres. As ruelas se apinhavam de crianças acorridas de todos os cantos de Teres. A praça principal tornava-se um azafamado empório ao ar livre, onde se vendia e se comprava quase tudo, desde tecidos finos, queijos e bebidas vindas de diversas cidades, até armas, armaduras e animais. Nas ruas adjacentes, um verdadeiro exército de cantores, acróbatas, adivinhos, dançarinas de bambolê, vendedoras de beijos e outras ocupações mais controvertidas ganhava a vida. Ao longo de toda a manhã, de quando em quando, clarins ressoavam pelos céus, anunciando a chegada de novos mercadores e suas caravanas entupidas de especiarias, as quais saudavam multidões de meninos e meninas, acotovelados no abrir espaço para que elas passassem.

A feira excitava mesmo os que não tinham apreço pela arte da barganha, ou lábia para tal. Diversas eram as companhias de marionetes a apresentar, inúmeras e seguidas vezes, peças clássicas do folclore infantil, como O Menino e o Lobo, João e Maria e Os Contos da Carochinha. Num bairro mais afastado, concorridos recitais de canto e poesia, para crianças em aprendizado da fala, davam um toque a mais, ao mesmo tempo terno e engraçado, ao fim das tardes. Vinham fratrias até de outros reinos só para ver seus caçulas no palco. Tudo isso corria por conta da prefeitura, que queria atrair o máximo possível de visitantes.

Baltar era fortificada por enormes muralhas de pedra que a rodeavam totalmente. Dizia-se que possuía o melhor exército de meninos-arqueiros de Teres, sempre em prontidão para que nenhum pequeno malfeitor tentasse apoquentar seus prósperos habitantes. E de fato, desde que o príncipe Anrik a tornara centro de livre comércio, vinha firmando-se como um dos mercados mais populares e importantes de todo o mundo mirim. Uma das razões para esse crescimento econômico parecia ser sua localização: Baltar fora erigida nos confins das terras exploradas, a sudoeste dos Montes Baixos. A proximidade do Sul Ignoto, uma região misteriosa, cheia de monstros e riquezas, tornava a cidade um polo natural para onde se dirigiam aventureiros da mais variada espécie. Em alguns anos de atividade mercantil, Baltar cresceu tanto que chegou a fundar uma ordem de cavaleiros e um templo quase tão grande quanto o castelo de Anrik.

Quando não era dia de feira, Baltar exibia um monótono clima provinciano. Em dias tais, podia-se sair à rua sem ser importunado por vigaristas, mendigos ou mostradoras e conhecer um pouco mais a plácida beleza da cidade, os sobradões de madeira, com portas e janelas voltadas para a rua... Mas nossa história começa em um dia de feira, de modo que deixaremos de lado a arquitetura baltarana, pois, em todos os lados para que se olhe, as únicas coisas que se veem são barracas e crianças...

Se focalizássemos a atenção no meio de toda essa multidão consumidora, veríamos um menino de uns onze anos e meio a destacar-se dos demais, enquanto segue de barraca a barraca. Pergunta algo aos passantes, aos vendedores; agradece e continua a andar. Entra em outra tenda, pergunta, agradece, e assim por diante. Nessa praça, naquele mesmo instante, haveria dezenas, talvez centenas, de meninos de onze anos a ir de barraca a barraca. Este, porém, teria um aspecto peculiar: estaria de todo alheio à feira, enquanto os outros garotos levariam os olhos, a mente e os lábios às guloseimas que lhes ofereceriam os vendedores, como chamariz. Seu nome é Êisdur, e sua história é a que contaremos aqui.

Êisdur era um menino muito tímido. Tinha cabelos curtos, bem escuros, e olhos castanho-claros. Trajava-se com uma roupa simples de couro curtido e usava um alforje a tiracolo. Tinha uma aljava com meia dúzia de flechas e um arco composto, que, presentes de seu irmão Eisdras, levava por sobre o ombro. "Se eu não estivesse tão preocupado, bem que poderia estar caçando algum animal raro e apetitoso pra vender nesta feira", pensava ele. Levava a vida como caçador e, disto estou convicto, era um exímio caçador, possuindo uma destreza no arco que, lá de onde viera, poucos haviam conseguido igualar.

Chegaste ao fim dos capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Nov 27, 2016 ⏰

Adiciona esta história à tua Biblioteca para receberes notificações de novos capítulos!

O Rei Adulto (Volume 1)Onde as histórias ganham vida. Descobre agora