Exercícios #12 - As palavras que você detesta

663 67 0






Todo mundo adora alguma palavra e tenta repeti-la em todas as histórias,em todos os seus capítulos. E todo mundo também tem aquela palavra que odeia e que não usa de forma alguma.

Então, nesse exercício, vamos refletir que as palavras são ferramentas que devem ser usadas da maneira certa. Como?

Escreva um conto ou poema usando as 5 palavras que nunca usaria em seus textos e não use as 5 palavras que você mais usa no seu texto.


OBS.1: Para saber quais as palavras mais repetidas em um texto, use o suplemento Sulava Text Analyzer, Ele pode ser baixado no site da Microsoft (digite o nome no arquivo que é o primeiro que aparece no Google). Esta ferramenta tem uma limitação de 100 mil caracteres, por isso, mais uma vez, recomendo a divisão por capítulo. Deixarei um link no comentário que explica como instalar o suplemento. Caso as dúvidas continuem, é só perguntar.

OBS.2: Se não quiser baixar o suplemento, use a ferramenta "Localização avançada" (Ctrl U). Nesse caso, quando suspeitar que uma palavra está sendo muito repetida faça uma busca por essa palavra específica.

OBS.3: Antes de usar as ferramentas, pensa nas palavras que você mais repete e reflita sobre como você pode substitui-las.



***
A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.


GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora