Ferramenta de estruturação de Enredo

778 82 17






Pessoal, é chegada a hora de eu contribuir de verdade com vocês!

Quando eu estava tentando terminar o meu primeiro romance – O Segundo Caçador – eu esbarrei numa barreira que me impedia de concluir a história. Essa barreira foi o medo de não conseguir escrever uma história de qualidade. Por seis meses eu mudava detalhes sem entender quais os seus impactos reais na história. Eu estava quase assumindo a derrota quando eu decidi abordar o problema de forma estruturado – como eu fazia quando trabalhava em Finanças.

A partir daí eu pesquisei ferramentas e conceitos para solucionar o meu problema: terminar um romance. Quatro formulações me saltaram os olhos:

- O espírito da NaNoWriMo (um evento de um mês onde a meta é escrever 50 mil palavras sem se importar com a qualidade).

- A ferramenta Escaleta (muito usada para a escrita de roteiro de séries e novelas que resume o que acontece em cada episódio – no nosso caso os capítulos – para ajudar o escritor a ter uma ideia do todo.

- A experiência americana sobre o tamanho de romances. Autores desconhecidos com originais com muito mais ou muito menos de 80 mil palavras são mal vistos para as editoras.

- O conselho Hemingway: "O primeiro rascunho de qualquer coisa é uma merda.".

A partir disso, formulei uma ferramenta – em planilha Excel. Com ela, eu terminei o meu romance em um mês. Lógico que não foi um milagre, foi dedicação direcionada. Nesse mês eu me dediquei exclusivamente ao romance, virei muitas noites e escrevi de oito a quinze horas por dia, todo dia.

Nessa primeira versão, a ferramenta não era flexível, então passei o ano seguinte a deixando preparada para a utilização por qualquer pessoa com qualquer disponibilidade de tempo. É essa versão que usei para escrever o meu segundo romance – Aquele da perna prata – e é essa versão que eu disponibilizo para vocês.

Para baixá-la, é só acessar o meu site (http://www.brunocrispim.com) na aba "GUIA" e apertar o botão verde "Book Design". O download acontecerá imediatamente.

OBS.1: As instruções de uso estão na planilha. Cheque com atenção cada uma das abas antes de começar a usá-la. Caso as dúvidas permaneçam, me contatem e eu explico.

OBS.2: Como muitos de vocês não tem experiência em Excel, deixei as planilhas bloqueadas. Assim, a ferramenta funciona como um formulário eletrônico convencional (vocês só poderão digitar nos campos amarelos).

OBS.3: Obviamente, nenhuma ferramenta é garantia de qualidade. Use esta para te engajar, para te mostrar as limitações do caminho escolhido, mas use o bom senso sempre. Se esta ferramenta não estiver te ajudando, não a use. Se estiver te ajudando parcialmente, use-a parcialmente. De qualquer forma, pode contar comigo.

OBS.4: Toda fórmula empregada em quaisquer uma das artes nunca é universal. Muitas exceções existem. Contudo, eu estou mostrando o caminho mais aceito ou mais fácil. Siga-o conscientemente. Cada palavra num romance é uma escolha – independente se você sabe que está escolhendo.



***A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.


GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora