#9 Concurso "Fantasia em terras lusófonas"

1.9K 149 97
                                    

Oi, tudo bem, né?

Então, a ideia desse novo concurso é que se escrevam obras de fantasia e que essas se passem, principalmente, em países em que se fala a língua portuguesa: Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial.

Para este desafio, estamos estabelecendo alguns critérios de avaliação especiais. São eles:

Uso criativo e especulativo da língua portuguesa:

É muito comum na fantasia anglófonas, a criação de novos termos, ou combinação de outros na criação das obras. Powerstone, Direwolf, Khaleesi, Fireball, Thoughtcrime, Replicant, Turncloak, Muggle, Precog, Slamhound, etc.

É claro, a princípio, o português não parece muito afeito à aglutinação/justaposição palavras.

Powerstone - Pedra do/de Poder, Fireball - Bola de Fogo, etc.

Mas se pensar bem, isso acontece muito, como em: lobisomen, planalto, aguardente, passatempo, pontapé, etc.

Mas é claro, a ideia não é criar palavras aleatoriamente, mas sim, à serviço do aspecto fantástico da obra. Digamos que há uma animal fantástico na obra, um macaco noturno, carnívoro e predador. Pode ter sido chamado de Macacoruja.  É um exemplo ruim, sabemos, mas a ideia é abrir esse tipo de possibilidades. E não se esqueçam do Bionicão, kkk. (genial)

Uso criativo do português vai além de neologismos, temos onomatopeias, metáforas especialmente afins à nossa língua e uma centena de outros recursos. Um universo a explorar. Mas não se esqueçam, o mais importante é uma boa estória, personagens cativantes e situações interessantes a serem exploradas/especuladas.

Basear-se no folclore, mitologia locais, mas extrapolando isso:

Então, você pensa: vou escrever um conto clássico do Saci, Cuca, Curupira, Mboitatá, etc. Nada contra, mas a ideia é expandir, torcer e criar novos conceitos. Por exemplo, Como seria a vida de um Saci, ou do Curupira na cidade grande? Ou se os Sacis fossem um povo real e incorporados à vida cotidiana? Ou se existisse uma sociedade secreta de criaturas fantásticas da mitologia local? Lampião contra os ninjas? Padre Cícero e a Pedra Filosofal? Bem, não há limites para o que pode ser criado. Queremos dizer apenas que o interessante é ir um passo além.

Lembrem-se apenas para não escrever algo que escape demais de fantasia e acabe se enquadrando em ficção científica ou horror.

Quantidade de palavras: até 2500.

Prazo: 25/09/2016

Para se inscrever, comente neste capítulo colocando o título de sua estória, link e sinopse.

Como sempre, pode inscrever mais de um conto. Vale fanfic. Pode dividir em capítulos.

Boa sorte a todos!


Concursos e Desafios FantasiaLPOnde as histórias ganham vida. Descobre agora