Chacra básico

83 1 0
                                                  

• Vibra na freqüência da cor vermelha, é também chamado de Chacra da Base ou Raiz e localiza-se no final da coluna entre o cóccix e o períneo. Está relacionado com o elemento Terra e refere-se com as questões de sobrevivência, de segurança pessoal, auto-preservação. Entre elas: luta pela sobrevivência, sucesso no trabalho, obtenção de alimento, de dinheiro e de proteção. Governa os instintos terrenos necessários para a sobrevivência física, bem como o meio para consegui-los.
• O chacra Muladhara (nome em sânscrito do 1º chacra) é o local da Kundalini enroscada, da Shakti vital, ou força energética.
É o chacra onde nasce e reside a energia kundalini que se movimenta em espiral, pelas nadis, rios internos conhecidos por Ida e Píngala que distribuem por todo o corpo energia e o impulso de vida. É também o centro erótico do Ser.

- Nadi Ida: canal esquerdo transportador das correntes lunares, natureza feminina visual e emocional, produção de vida, energia materna, respiração esquerda que proporciona estabilidade para a vida. A narina esquerda é aberta durante o dia, equilibra a energia solar criando um equilíbrio para si, tornando-nos mais relaxados e mais alertas mentalmente.
- Nadi Píngala: canal direito transporta correntes solares, natureza masculina, depósito de energia destrutiva, também purificador, a narina do lado direito é de natureza elétrica masculina, verbal e racional. Torna o corpo físico mais dinâmico, (eficiente e ativo durante horas noturnas, aumentando a saúde).

• É o chacra que trás o impulso para ação, estimula a pessoa a ir à luta. Promove força de vontade, resistência e perseverança para enfrentar as dificuldades. Confere ambição, objetivos e a garra para atingi-los. Estimula a capacidade de realizar e concretizar no plano físico.
• Considerado como a raiz e a âncora da pessoa no mundo, reflete o grau com que a pessoa se sente ligada ao planeta terra e à vida, a quantidade de energia e a vontade de viver na realidade física.
• Propicia a potência física, a disposição, o ânimo e o senso de realidade.
• Muito importante em relação à vitalidade geral do organismo, pois estimula todos os outros chacras, todo o sistema energético e conseqüentemente, todo o corpo físico.
• Se estiver aberto, você sente aterrado, estável e seguro. Você não desconfia desnecessariamente das pessoas. Você se sente atual no aqui e agora e conectado a seu corpo físico. Você sente ter território suficiente.
• Se você tender a ser medroso ou nervoso, seu Chacra da Raiz é provavelmente hipo-ativo. Você não se sentiria facilmente bem-vindo.
• Se este chacra for hiper-ativo, você pode ser muito materialista e ganancioso. Você provavelmente é obsessivo em ser seguro e resiste a mudança.

| Forma geométrica: quadrado, possuindo grande relação ao conhecimento ligado à terra, às quatro dimensões e às quatro direções.
| Cor: vermelho em brasa para tonificar. É a cor mais quente e densa. Aquece e estimula a circulação. Estimula o fluido da medula espinhal e o sistema nervoso simpático; energiza o fígado, estimulando os nervos e músculos. Vitaliza e organiza | corpo físico. Violeta, azul ou rosa para sedar este chacra.
| Alimentos que estimulam o chacra: Agrião, berinjela, beterraba, tomate, morango.
| Mantra: Lam
Elemento: Terra - o mais denso dos elementos, pois é uma mistura dos 4 elementos: água, fogo, ar e éter.
| Fase da vida: Desde a união do espermatozóide com o óvulo, até 7 ou 8 anos.
| Desequilíbrios neste chacra podem se manifestar em:

A) Hiperatividade, grande agitação, inquietude, impaciência.
b) Impulsividade, agressividade, reação defensiva na maioria das situações.
c) Tendência à violência, à dominação, ao despotismo.
d) Ganância, astúcia, ênfase excessiva nas questões materiais.
e) Preocupação excessiva com a sobrevivência e segurança pessoal.
f) Insegurança financeira, ansiedade em relação a sustentar a si e a família.
g) Fraco instinto de conservação e de autoproteção.
h) Sensação de que o mundo é um lugar ameaçador.
i) Incapacidade de ir a luta, de enfrentar obstáculos.
j) Dificuldade para concretizar, de atingir objetivos.
k) Falta de praticidade e de objetividade.
l) Apatia, pouca vontade de viver, fadiga, fraqueza, preguiça.
m) Fraco senso de realidade, falta de contato com a realidade.
n) Depressão, tendências suicidas.

| Fisicamente está relacionado com: glândulas supra-renais, sistema estrutural, músculos, ossos, coluna vertebral, medula óssea, produção e qualidade do sangue, parte inferior da pelve, ânus, reto, pernas e pés.

| Desequilíbrio no Físico: Anemias, resfriados, sexualidade reprimida ou excessiva, frigidez, impotência, insuficiência renal, fadiga, dores nas articulações, dores lombares e nas pernas, pressão alta ou baixa, problemas de coluna, osteoporose, falta de energia, prisão de ventre, diarréia, colite, apendicite, etc.

| Emocional equilibrado: Impulso para agir, consciência instintiva básica, força, agressividade controlada, coragem, afeição, criatividade, generosidade, capacidade de sentir prazer, pessoa sensata, segura e estável, habilidade em prover o necessário para vida e capacidade de cuidar de si.

| Emocional desequilibrado: Egocentrismo, agressividade, preocupação, inexatidão, indolência, extravagância, não permite o prazer, pessoa sem vida, desanimada, confusão de interesses, insatisfação, medo, timidez, insegurança, histeria, paixões fortes, aspereza, dificuldade em lidar com finanças, medo de arriscar-se, apego material, tabus sexuais.

| Pedras e cristais do primeiro chacra: as pedras que com ele se relacionam são vermelhas, marrons, cinzas e pretas. As pedras vermelhas se relacionam diretamente com o sangue e a circulação. As pretas são de proteção contra a negatividade. Todas, de qualquer cor, proporcionam ancoramento.

a) Vermelho: Rubi, Granada, heliotrópio, jaspe vermelho
b) Marrom / Cinza: Quartzo Fumê, Olho de Tigre, Hematita, Jaspe Pele de Leopardo, Jaspe Paisagem, Howlita, Quartzo Olho de Falcão, Quartzo Rutilado.
c) Preto: Turmalina Preta, Obsidiana, Ônix



Cristais O Poder Das PedrasOnde as histórias ganham vida. Descobre agora