Exercícios #9 - Descrição sem a visão

996 84 6





Vamos lá, pessoal! Quinta-feira, dia de exercício! Então toma! Que tal quase o oposto perfeito do Exercício #3 (Descrição física de emoções)?

Pense em algum objeto e no cenário que ele está inserido. Descreva este objeto mentalmente. Entenda a sua relação com o ambiente. Faça uma lista dos adjetivos que conseguiu pensar.

Agora, esqueça todo o aspecto visual deles. Imagine que você não pode enxergá-los. Se alguém lhe perguntar, como você consegue defini-los? Use os outros sentidos. Sinta o cheiro, o gosto, o toque e ouça os seus barulhos. Tenha cuidado para não usar nenhum dos adjetivos da lista anterior.

Esse exercício é muito importante para enriquecer nossas descrições com um grau sensorial mais profundo e para treinar a mudança de ponto de vista que é obrigatória para quem quer escrever ficção.


Repita esse exercício ignorando a cada vez um dos sentidos – além da visão.


 ***



A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.

GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora