Editoras #1 - Apresentação

835 112 11





Você terminou o seu livro e quer publicá-lo. Mas, quais são as suas chances? Poucas. Quase nenhuma. Provavelmente, você vai repetir um dos vários erros tradicionais do escritor iniciante. Vai gastar o seu dinheiro imprimindo e enviando a sua obra para editoras que nem sequer vão abrir o envelope do seu original. Vai esperar por meses por uma resposta que não virá. E, por fim, desapontado vai perder a vontade de escrever.

Acontece com muita gente. Mas não aconteceu comigo, nem vai acontecer com você.

Quando encaramos um desafio grande demais, precisamos pensar estrategicamente. Procurar por uma brecha no muro, um ponto fraco, e concentrar nossas forças nele. Como disse Frank Herbert (autor de Duna): "Com a alavanca certa, movemos até planetas. "

Sabendo desse cenário, ao terminar o meu primeiro romance (O SEGUNDO CAÇADOR) decidi usar os meus conhecimentos de administração e estratégia, aprimorados numa carreira sólida de dez anos no mercado financeiro, para encontrar essas pequenas fissuras.

Por dois anos, fiz a minha pesquisa, li mais de vários livros, além de incontáveis matérias e artigos, e assisti mais de 100 horas de entrevistas, palestras, conversas e relatos de profissionais do livro. Analisei a fundo o mercado editorial e, sobretudo, as editoras, suas linhas editoriais e o tipo de escritor que elas desejam. Sempre de forma isenta.

O resultado da pesquisa é esta nova seção do GUIA. O subproduto, contudo, já é interessante. Elaborei uma planilha que detalha a atuação de mais de 200 SELOS EDITORIAL.

Mas, a planilha é a parte acessória desse GUIA. Ao final dessa seção, você terá respostas para, entre outros, cinco grandes questionamentos que povoam a cabeça de qualquer escritor iniciante:

- Como o seu original é tratado pelas editoras?

- Como funciona o mercado editorial?

- Que livro as editoras querem?

- Quais os erros do escritor iniciante?

- Como os escritores vivem no Brasil?



***

A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.

GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora