Enredo #10 - A função da cena

1.1K 132 9













                  

Robert McKee (renomado roteirista norte-americano) define a cena ideal com um evento, que é um segmento da história onde algo acontece e causa uma mudança significativa na vida de um personagem a ponto de criar um conflito para este. A palavra "significativa" é importante para entendermos que a mudança e o conflito têm que ser necessário para a trama. Se a mudança for insignificante, a cena perde seu propósito e poderia ser excluída.

Ele salienta, com grande ênfase, que a carga do início da cena tem que ser dramaticamente oposta à do final da cena. O que ele quer dizer com isso?


Polaridade das cenas

                  

Em cada cena um sentimento aparece de forma mais intensa do que os outros. Amor, inveja, violência, pesar, etc. E cada sentimento tem uma carga positiva ou negativa. O que ele pede é que identifiquemos o sentimento e, em seguida, estudemos a evolução da carga deste sentimento. Deve haver mudança na polaridade. É o que ele chama de "virar" a cena.

Por exemplo 1:

Chris e Andy estão apaixonados e vivem juntos. Numa manhã eles acordam e começam a brigar. A discussão cresce na cozinha enquanto eles se apressam para fazer o café. Mas eles percebem que brigam por nada e pedem desculpas e se perdoam. No início, eles se amam (e estão juntos). No final, também.

Por exemplo 2:

"Chris e Andy estão apaixonados e vivem juntos. Numa manhã eles acordam e começam a brigar. A discussão cresce na cozinha enquanto eles se apressam para fazer o café. Na garagem, a briga piora enquanto os dois entram no carro para irem juntos ao trabalho. Finalmente, palavras viram violência na estrada. Andy para o carro no acostamento e pula fora, acabando com o relacionamento. " No início, eles se amam (e estão juntos). No final, eles se odeiam (e estão separados).

Comparando os dois exemplos, percebemos que o segundo gerou conflito e mudança, o primeiro não. Apenas nos contou sobre uma briga deles. Para McKee, uma cena de função meramente expositiva deve ser eliminada e a informação deve ser realocada para outro lugar. Um escritor que mantém cena está sendo, para ele, preguiçoso.


                  

Funções da cena ideal

Resumindo, a cena necessariamente deve:

- (1) ser essencial (a trama perde na sua ausência)

- (2) mudar a situação de vida do personagem

- (3) criar conflito para levar a história adiante

- (4) virar sua carga dramática

- (5) expor informações sobre os personagens, tempo e espaço. A exposição, entretanto, nunca se mantém sozinha.


Exercício: McKee propõe um exercício para nos tornarmos conscientes da importância da polaridade das cenas. Divida o seu romance por cena e anote o sentimento e a evolução da sua carga. Quando não houver polaridade intra cena, tente cortar a cena e alocar a exposição em outra.


***

A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.

GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora