Pós-escrita #5 - Dicas para revisão

1.2K 151 43







                  

Terminado a primeira versão, você deve caçar os erros, as barreiras à leitura (Pós-escrita #2), os vícios de linguagem, as repetições desnecessárias e qualquer outro empecilho à imersão do leitor. É óbvio que assim que você os localizar, você vai eliminá-los. O problema é achar os desgraçados! Este capítulo é para te ajudar na procura.


Revisor automático

                  

Como disse antes, o revisor automático do Word começa a deixar passar alguns erros quando o texto passa de 15 mil palavras. Aconselho que você divida o texto por capítulos e salve cada um deles em um arquivo e faça uma rodada de manual (revisão>Ortografia e Gramática). Isso dá trabalho (um romance normalmente tem entre 20 e 50 capítulos), mas te garante uma qualidade melhor na revisão.

Além disso, atente para as regras de relacionamento entre as palavras (sublinhado em azul). Não opte por aceitar todas as sugestões do Word. Analise com calma e, na dúvida, pesquise. Preste especial atenção em crases, conjugação de verbos e o gênero das palavras.


Repetição de palavras

                  

É normal que algumas palavras apareçam muitas vezes. A preocupação ao escrever a primeira versão deve ser colocar as palavras no "papel". Mas, algumas palavras aparecem tanto que incomodam o leitor. Seguem algumas ferramentas úteis:

Ferramenta "Localizar" (Ctrl L): Quando suspeitar que uma palavra aparece demais, faça uma pesquisa com essa função que dará o número de vezes que ela aparece no texto.

Ferramenta "Localização avançada" (Ctrl U): Quando estiver caçando uma palavra específica, use esta função e realce todas para substituir na próxima versão. Como o trabalho é pesado, aconselho a divisão por capítulos aqui também.

Ferramenta "Realçar tudo" (Ctrl U, selecione "localizar", digite a palavra, selecione "realçar leitura" e "realçar tudo"): Nessa opção, a palavra escolhida fica realçada, mas, infelizmente, se você fizer qualquer alteração no texto todas as palavras somem.

Ferramenta "Substituir" (Ctrl U, selecione "substituir", digite a palavra, selecione "substituir tudo"): Boa para quem percebeu que uma palavra foi escrita errada várias vezes. É de grande ajuda quando queremos trocar o nome de um personagem.

Sulava Text Analyzer: É um suplemento que deve ser baixado no site da Microsoft (digite o nome no arquivo que é o primeiro que aparece no Google) que diz as palavras mais repetidas em um texto. Se aparecer qualquer uma que não seja um conectivo, a elimine algumas vezes até ela deixe de aparecer na lista. Esta ferramenta tem uma limitação de 100 mil caracteres, por isso, mais uma vez, recomendo a divisão por capítulo. Deixarei um link no comentário que explica como instalar o suplemento. Caso as dúvidas continuem, é só perguntar.


                  

Palavras que você deve procurar com "Localização avançada" (Ctrl U) e reduzir ao máximo (deixo entre parêntese o pedaço da palavra que você deve pesquisar para encontrar as variações):

Verbos de pensamento: pensar (pens), achar (ach), saber (sab), entender (entend), perceber (perceb), acreditar (acredit), querer (quer), lembrar (lembr), imaginar (imagin), desejar (desej), amar e odiar (odia e odei).

Adjetivos e advérbios em excesso: O macete é procurar pelo sufixo "mente" nas ferramentas de busca e por adjetivos comuns (linda, bom, boa, feliz ...).

Palavras de dúvida: Dedicarei um capítulo inteiro para esse tipo de palavra, mas adianto que elas são desnecessárias na maioria das vezes. São elas: talvez, quase, provável (prov), poderia (pode), seria, teria (teria e tenh), conseguir (conseg e consig), parece (parec), tentar (tent), possível (poss).

Palavras genéricas: esse (ess), isso, coisa, este (est), aquele (aquel e aquil).


***
A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.

GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora