Personagem #4 - 16 arquétipos femininos

1.7K 174 39



Dando continuidade ao estudo dos arquétipos (Personagem #3), chegamos à teoria desenvolvida por Victoria Lynn Schmidt (autora e estudiosa de cinema e da mente humana). A partir da mitologia grega, ela escreveu o livro 45 Master Characters (não traduzido para o português). Neste, ela teoriza 16 modelos básicos femininos e 16 masculinos, além de outros 13 secundários que não serão tratados aqui (alguns já estudados em Personagem #3).

Abaixo, seguem os 16 arquétipos femininos, comparados às deusas mitológicas em suas faces boas e ruins.

16 arquétipos femininos

1) Musa Sedutora (Afrodite boa): Mulher forte que sabe o que quer, de sexualidade aberta. Gosta de ser o centro das atenções, mas teme rejeição.

2) Femme Fatale (Afrodite má): Usa suas qualidades, geralmente físicas, para manipular os homens. Seu corpo é sua arma.

3) Amazona (Artêmis boa): É feminista, possui um lado masculino tão forte quanto o feminino. Valoriza sua liberdade.

4) Górgona (Artêmis má): É agressiva. Age como uma ditadora e faz qualquer coisa para ajudar outra mulher. Quandofuriosa, fica cega e insana.

5) Filhinha do papai (Atenas boa): É amulher que luta para provar que é tão boa quanto um homem. Difere da Amazona porse encaixar no mundo masculino. Argumenta contra a causa feminina. Vê aspróprias mulheres como um sexo frágil.

6) Traiçoeira (Atenas má): Atropela quem for para atingir seus objetivos. Normalmente, utilizando a inteligência. Sente por não fazer parte do grupo masculino e quer vingança.

7) Cuidadora (Deméter boa): É o arquétipo da mãe e esposa que zela pelo lar e pela família antes da sua felicidade. Tem o senso de obrigação de cuidar de alguém.

8) Mãe superprotetora (Deméter má): O desejo de proteger foge do controle. Usa a culpa para que os filhos não saiam de casa. No extremo, envenena o filho para cuidar dele.

9) Matriarca (Hera boa): É a mulher que está no comando, muito forte, comprometida, fiel e amorosa. Faz tudo para sua família e exige respeito.

10) Desprezada (Hera má): É abandonada pela família mesmo fazendo de tudo por ela. Se humilha para manter o casamento. Se o marido tem uma amante, a culpa é da amante e não dele.

11) Mística (Héstia boa): Éum espírito livre que vive em seu próprio mundo, sozinha com seus pensamentos.Tem uma mente forte e escolhe uma vida espiritual ao invés de se prender emconvenções.

12) Traidora (Héstia má): Se esconde por trás de uma aparência bondosa para praticar grande maldade. É a velhinha que envenena o marido, sem que ele suspeite.

13) O Messias Feminino (Ísis boa): Arquétipo andrógeno (versões masculinas e femininas são similares). Tem uma causa importante ao destino de um grande grupo de pessoas. Não precisa ter conexão com algo divino. Costuma se sacrificar pelos outros.

14) Destruidora (Ísis má): Estádisposta a causar um grande mal a alguns por um bem maior. É um prato cheiopara uma vilã complexa que mata por acreditar que está defendendo o mundo.

15) Donzela (Perséfone boa): Não se preocupa com problemas nem com o futuro. Corre riscos altos por achar que nada de ruim pode lhe acontecer. Pode ser uma mulher que aos 40 ainda age como uma adolescente.

16) Adolescente Problema (Perséfone má): Fora de controle, faz tudo em excesso. É irresponsável e ignora os erros que comete. Se acha acima da lei.



>>> QUAL É O ARQUÉTIPO QUE MAIS SE APROXIMA DA SUA PERSONALIDADE? RESPONDA NOS COMENTÁRIOS!!! <<<



OBS.1: Usei "bom" ou "mau" apenas para categorizar a oposição dos modelos. Qualquer um desses modelos é superficial e não pode definir a qualidade do personagem. Todos eles podem ser bons ou maus.

OBS.2: Muitos personagens se aproximam de um arquétipo por um momento ou ponto de vista, para então se parecerem com outro. A partir do momento que o seu personagem fica redondo ou tridimensional, isto é normal. Mas sempre vale a pena atentar para a coerência do comportamento deles. Para não afetar a verossimilhança da história, suas ações devem seguir um caminho lógico.

OBS.3: Repetir isso nunca é demais: Os arquétipos são ótimas ferramentas, mas caso você se prenda a elas seus personagens serão clichês. Pense nesses modelos até que os personagens "ganhem vida". Depois, apenas os siga e apare as arestas na revisão.

OBS.4: Ísis é a única deusa da mitologia egípcia. As demais são da mitologia grega.


***

A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.


GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora