Pós-escrita #3 - Leitores Beta e feedback

1.2K 155 13



Pronto você terminou de escrever a sua história e quer uma opinião sincera da sua obra. Sincera,  sem ser cruel. Bom você precisa de um leitor beta. Entretanto, poucos conseguem ser bons leitores beta. Por essa razão eu elaborei uma lista de qualidades que você deve procurar em um leitor beta:

Leitor experiente: Só a prática da leitura traz agilidade e conhecimentos das engrenagens da trama para que o Beta compreenda a sua história e possa dar bons feedbacks. Fora que, se não for um leitor frequente, ele provavelmente não gosta de livros. Vocênão precisa agora da opinião de um leitor ocasional. 

Público-alvo: Para que você possa saber o real impacto da sua escrita no seu público-alvo, você deve escolher um leitor pertencente a este público.

Disponibilidade: A pessoa precisará dispor de vários dias para ler a sua história. Se essa pessoa não tem tempo agora, espere o melhor momento para entregar o seu texto. Se ela nunca terá tempo, parta para outra.

Crítico: Procurepor alguém que você acredite que seja capaz de analisar o livro na suatotalidade e chegar a uma opinião relevante. 

Sinceridade: Para que perguntar alguma coisa para alguém que só vai dizer o que for te agradar?

Quantidade e diversidade: Opinião sobre literatura é sempre subjetiva. Por isso, nunca se limite à opinião de uma pessoa. Tampouco, recrute Betas com perfis iguais. Procure por faixa etária, níveis sociais e educacionais diversos.

Cuidado extra: Sejasempre educado ao receber um feedback. Como dizem: feedback não se questiona,se aceita. Não importa se você discorda. Agradeça e tente entender porque ahistória não funcionou para aquela pessoa. Pode ter sido um Beta mal escolhido.Ou o momento não foi ideal para ele. Mas as maiores chances são que existaalguma falha na história, ainda que nem ele, nem você, percebam onde.

Sua opinião vale mais: Em último caso, a sua opinião é a que conta. Antes, no entanto, saiba a razão por trás de todas as decisões que você tomou na história. E concorde com essas razões e as suas consequências. Então, confie na sua história.

Leitores críticos: Se você busca uma opinião profissional para sua história, procure um leitor crítico. Eles, obviamente, cobram por seus serviços, mas emitem um parecer bem embasado da sua história.


***

A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.

GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora