Diversos #10 - 50 conselhos #1

1.9K 214 170


O roteirista Sandro Massarani (www.massarani.com.br) nos oferece 50 conselhos para um Escritor Iniciante. Achei todos eles muito interessantes e úteis. Divido-os com vocês aqui:

1. Escrever NÃO é um ato de inspiração, e sim um processo mecânico e repetitivo. Não fique esperando por uma ideia divina. Sente e escreva.

2. A habilidade de escrever é adquirida. Quanto mais você escrever, melhor ficará. Não tem essa de dom natural. Os grandes escritores erraram e ralaram muito.

3. Estude muito. Estude, estude, estude. Leia todos os livros que puder, veja todos os grandes clássicos do cinema, vá ao teatro, compre revistas em quadrinhos. Quanto mais ampla for sua cultura artística, maior será sua fonte de conhecimento.

4. Não é necessário "diploma" para ser escritor. Muitos dos grandes gênios da escrita nunca colocaram os pés em uma faculdade. Portanto, não se preocupe com isso. Mas estude. E muito.

5. Busque sempre clareza em sua escrita. Nada de palavras difíceis e escrita arrastada. Estamos no século XXI e não no século XVIII. Seja objetivo.

6. O processo de escrita NÃO é linear. Você não precisa começar a escrever pelo início de uma história e nem escrever na ordem dos capítulos. Muitos começam pelo final.

7. Se der um branco no meio de uma frase ou parágrafo continue escrevendo. Pule de parágrafo, pule de página, pule de capítulo. Só não fique muito tempo olhando para um espaço em branco.

8. Nunca engane a audiência. Tudo que acontecer em sua história deve ter um fundamento. Nenhum personagem deve fazer algo que não se espera dele e não trate seu público como se fosse um bando de idiotas. Infelizmente as novelas atuais de TV estão aí para quebrar essa regra todo santo dia.

9. Saia de casa. Vá em lugares diferentes, conheça pessoas diferentes. Adquira experiência de vida e puxe papo com velhinhos na rua. Você não tem ideia de como isso ajuda no amadurecimento do escritor.

10. Não tenha projetos simultâneos. Se começou um livro, acabe esse livro. Se começou um conto, termine-o antes de começar outro. Fique focado em um projeto de cada vez.

11. Não fique corrigindo o tempo todo o texto. Acabe o primeiro rascunho (draft) da obra para depois se ater nos detalhes. O primeiro passo é acabar o rascunho. A escrita de verdade começa na revisão.

12. Escrever é reescrever. Faça o primeiro rascunho e depois reescreva até achar que ficou em um bom nível. Só não fique obcecado na revisão, senão você nunca acabará o texto.

13. Vença o desânimo que irá ocorrer no meio da obra. Quando estamos no meio de um projeto [longo] dá vontade de desistir, achamos que está uma porcaria e dá vontade de jogar tudo pro alto. É assim mesmo. Acontece também quando acabamos de escrever algo. Sempre achamos que está ruim. Afaste esse pensamento.

14. Escreva sobre algo. Mesmo que esse algo seja o nada, pelo menos você está dando uma direção ao texto. Saiba sobre o que você está escrevendo.

15. Escreva sobre algo que tenha importância para você. Não escreva sobre um assunto qualquer só porque está na moda ou porque você acha que vai ter maior aceitação.

16. Evite descrições detalhadas, principalmente na literatura. Ninguém quer ler dez páginas sobre o clima do local ou a casa que o personagem se encontra. Quando J.R.R Tolkien escreveu o Senhor dos Anéis, com suas grandes descrições, ele estava preocupado não só em contar uma história, mas também em criar todo um mundo (Terra Média). Uma pesada descrição deixa o texto arrastado.

Próximos conselhos amanhã!    


***

A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.


GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora