Personagem #2 - Tipos #2

1.5K 199 26







Dando seguimento à análise do personagem, o classificaremos agora quanto sua função na história. Para auxiliar na compreensão, usarei exemplos de personagens de Harry Potter em cada um dos tipos.

Protagonista: E o coração da história, o mais importante dos personagens. A trama gira em tono dele. Muitas das subtramas (ou todas) também. Exemplo: Harry.

Antagonista: Não necessariamente uma pessoa, ou mesmo criatura, é quem cria obstáculos entre o protagonista e seu objetivo. Exemplo: Voldemort.

Co-protagonista: É um personagem quase tão importante para a história quanto o protagonista, e que o ajuda na sua missão. Nem toda trama precisa dele. Exemplo: Hermione e Ron.

Oponente: Personagem que auxilia o antagonista. Podemos usar a rivalidade com o protagonista como uma dissimulação, para que o leitor o perceba como antagonista. Exemplo: Draco.

Falso protagonista: É apresentado de forma que o leitor acredite que ele é o protagonista. É uma ocorrência rara,que normalmente é vista quando um narrador em primeira pessoa conta a história do protagonista. Não existe exemplo em Harry Potter, mas o temos em Sherlock Homes (Watson) e O grande Gatsby (Carraway).

Coadjuvante: Menos importante que o co-protagonista, sua função é auxiliar o desenrolar da trama.

Figurante: Não tem influência sobre a trama. Apenas compõem o cenário e é comumente um estereótipo.

OBS.1: Cabe ressaltar que essas são formas padrão, ao criar personagens pense nelas até que os personagens "ganhem vida". Depois, apenas os siga e apare suas arestas na revisão.

OBS.2: Como todos sabem um personagem pode ser tanto humano, quanto animal ou ser mitológico.O que poucos entendem é que também podem ser entidades emocionais, pessoais ou sociais. Supondo que o seu protagonista é gay, as forças antagonistas, por exemplo, podem ser sua busca pela auto aceitação, por um relacionamento e por direitos e inclusão, respectivamente.

***

A participação de vocês é imensamente importante! Peço que usem os comentários para críticas, perguntas, opiniões e sugestões de temas. Se gostarem, não deixem de votar e adicionar à sua lista de leitura para não perder os próximos capítulos.

GUIA do Escritor de FicçãoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora